1 ano atrás 53

Preços de passagens aéreas na Europa não acompanham inflação

Preços de passagens aéreas na Europa não acompanham inflação © Reuters. Preços de passagens aéreas na Europa não acompanham inflação

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) divulgou nesta 3ª feira (14.nov.2023) que os preços de passagens aéreas na Europa estão aumentando mais devagar do que a inflação do continente. Para a associação, o índice e a boa gestão de regulação devem contribuir para o mercado superar o auge de vendas pré-pandemia.

O tráfego de voos no continente está 3,6% abaixo dos números registrados antes da pandemia de covid-19. Apesar da inflação aumentando na região do Euro, o preço médio de passagens estão 4 pontos percentuais abaixo do índice médio ao consumidor– 16% e 20%, em junho, respectivamente.

“A recuperação do mercado de transporte aéreo europeu está trazendo consigo condições de mercado ainda mais competitivas. Os consumidores perceberão isso com mais rotas e mais companhias aéreas para escolher.”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

A margem está estável, apesar de o preço do combustível de aviões apresentar variações, de aumentos salariais no setor da aviação e das tarifas de administradores de aeroportos. O aeroporto de Heathrow, em Londres, teve um aumento de 56%, ao igual que 26% na taxa de serviço da NATS, empresa de navegação aérea. O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, também registrou um aumento de 37%.

Para a IATA, apesar dos aumentos, a eficiência e “regulamentação leve para o consumidor” dos órgãos reguladores da União Europeia tiveram um papel fundamental na manutenção de condições favoráveis no mercado. Em 2022, 20 novas companhias aéreas foram criadas na Europa.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro