Pré-candidato a presidente, o governador do Paraná, Ratinho Jr, (PSD), reforçou o discurso da segurança pública e anunciou a criação de uma Polícia de Fronteira, com o objetivo de impedir a entrada de criminosos, drogas e contrabando de outros países ou estados.
A primeira base operacional desta nova estrutura deve ser inaugurada nesta semana na cidade de Ribeirão Claro, divisa com São Paulo.
O projeto é ter 11 bases reunindo efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil e de guardas municipais. A promessa é aparelhar os locais com novas viaturas e fuzis.
O discurso de combate à insegurança tem sido adotado por políticos que almejam disputar a Presidência em outubro. Ratinho tem defendido até a mudança no arcabouço jurídico, dando aos estados a possibilidade de endurecerem penas por conta própria, o que exigiria uma mudança constitucional.
Segundo a gestão paranaense, as bases da Polícia de Fronteira funcionarão como pontos estratégicos, com estruturas terrestres, náuticas e de policiamento aéreo para dar apoio a ações de combate ao crime.
Também deve haver compartilhamento de informações entre sistemas e bancos de dados, incluindo as câmeras do programa Olho Vivo, do governo estadual.
Um dos argumentos apresentados pelo governo é a necessidade de reforçar o controle sobre a circulação de drogas no estado. Em 2025, as forças do Paraná lideraram a apreensão de maconha no Brasil, fruto da proximidade com o Paraguai.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro