8 meses atrás 28

Presidente do México condena tarifas dos EUA e promete retaliação

Taxas de importação anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, passaram a valer nesta terça-feira.


Presidente do México, Claudia Sheinbaum, diz que seu governo tem um plano para lidar com tarifas dos EUA sobre produtos mexicanos em coletiva de imprensa em 3 de março de 2025. — Foto: REUTERS/Luis Cortes

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou as tarifas de importação de 25% impostas pelos Estados Unidos ao país nesta terça-feira (4) e prometeu uma retaliação aos norte-americanos.

" Não há razão, fundamento ou justificativa para apoiar esta decisão que afetará nosso povo e nossas nações. Ninguém ganha com esta decisão", disse Sheinbaum em entrevista a jornalistas, afirmando que daria detalhes sobre a resposta do México às tarifas nos próximos dias.

"Nesses 30 dias, ações decisivas foram tomadas contra o crime organizado e o tráfico de fentanil, bem como reuniões bilaterais sobre segurança e comércio", acrescentou a presidente mexicana.

As novas políticas tarifárias de Trump entraram em vigor nesta terça-feira (4), após uma pausa inicial de 30 dias. Durante esse período, segundo Sheinbaum, autoridades mexicanas conversaram com Washington e reforçaram a segurança na fronteira com EUA-México.

Na última segunda-feira (3), no entanto, Trump declarou que o país, juntamente com o Canadá e a China, não fizeram o suficiente para conter o fluxo do opioide fentanil e seus precursores químicos para os EUA.

EUA aplicam tarifas de importação sobre China, Canadá e México

EUA aplicam tarifas de importação sobre China, Canadá e México

Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro