8 horas atrás 2

Primeira viagem de Boulos como ministro será para ato que marca 10 anos de Mariana

Guilherme Boulos (PSOL) escolheu os 10 anos do rompimento da barragem de Mariana (MG) para seu primeiro grande evento de rua como ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Boulos viaja na quarta-feira (5) para Belo Horizonte, onde o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem) fará um ato para marcar o rompimento da barragem do Fundão e cobrar reparação. O ministro também deve receber a pauta de reivindicações do grupo.

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton, destruiu o distrito de Bento Rodrigues em 5 de novembro de 2015, matou 20 pessoas e se tornou a maior tragédia ambiental do país.

Cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro foram despejados na bacia do rio Doce de Minas até o Espírito Santo, onde está a foz do rio.

"São dez anos da tragédia e nada de punição. Apenas agora conseguiu-se um acordo de repactuação, assinado entre governos e empresas", critica o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), presidente da Comissão sobre Fiscalização dos Rompimentos de Barragens da Câmara dos Deputados.

Ao tomar posse na quarta-feira (29), Boulos prometeu colocar o governo na rua, como pediu Lula (PT), e visitar os 26 estados do país.

"O presidente Lula me deu a missão, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, de ajudar nessa reta final do seu terceiro mandato, a colocar o governo na rua, a rodar todos os cantos desse país. Ouvir as pessoas, conversar olho no olho", discursou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro