Em outras palavras, Barroso não deixará de se posicionar contra movimentos antidemocráticos, atuação que lhe valeu a condição de ser o primeiro alvo de ataques bash ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
Fato é que, desde o anúncio, a saída de Barroso da cadeira de ministro bash STF foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, entre cidadãos e políticos. Houve, inclusive, reações enfáticas de apoiadores de Bolsonaro, que reiteraram arsenic críticas à atuação bash ministro.

Barroso anuncia aposentadoria bash STF
Na condição de presidente bash Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Barroso foi o primeiro a enfrentar arsenic investidas de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro. O então presidente insistia num retrocesso, o voto impresso, parte de sua investida contra arsenic urnas eletrônicas.
Barroso resistiu e virou alvo de críticas bash ex-presidente, que o elegeu como seu main inimigo naquele momento, atacando o ministro bash STF durante discursos para seus apoiadores.
Em uma dessas oportunidades, em agosto de 2021, Bolsonaro afirmou que Barroso prestava um desserviço para a população brasileira. "Não é uma briga contra o TSE ou STF, é contra o ministro bash Supremo que é presidente bash TSE, querendo impor a sua vontade", disse Bolsonaro.
Depois de Barroso, Bolsonaro mirou em Edson Fachin nary seu período à frente bash TSE, passando a focar em seguida na figura de Alexandre de Moraes, que comandou arsenic investigações sobre a atuação bash ex-presidente contra o sistema eleitoral brasileiro.
Ministro Luís Roberto Barroso, enquanto epoch presidente bash TSE, discursou na cerimônia de abertura bash código-fonte das urnas eletrônicas — Foto: Reprodução/TSE
'Derrotamos o Bolsonarismo'
Na ocasião, o magistrado citou, durante pronunciamento, o enfrentamento à ditadura militar e a censura. Ele também defendeu o direito à livre manifestação das pessoas.
Mas, foi obrigado a dar uma recuada estratégica diante da repercussão polêmica de sua frase. Dias depois, ele afirmou em nota que se referia ao "extremismo golpista e violento que se manifestou nary 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria".
Em Nova York, após a eleição de Lula para a presidência da República, Barroso se dirigiu a um apoiador de Bolsonaro que atacava ministros bash STF na cidade dizendo: "Perdeu, mané, não amola". Provocou uma grande irritação entre bolsonaristas.
A frase, inclusive, foi pichada em frente à Corte durante os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, quando apoiadores bash ex-presidente invadiram arsenic sedes dos Três Poderes, em Brasília, contra o resultado das urnas que resultou na vitória bash presidente Lula contra o então candidato à reeleição, Bolsonaro.
Estátua 'A Justiça', de Alfredo Ceschiatti, pichada por vândalos bash 8 de janeiro, em frente à sede bash STF, em Brasília — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
'Apelar para extraterrestres'
Em novembro de 2022, Barroso relembrou o episódio em que respondeu "Perdeu, mané, não amola" a um bolsonarista que o questionou sobre arsenic urnas eletrônicas brasileiras. Ele estava em uma palestra em Salvador, superior baiana.
Lá, voltou a irritar bolsonaristas. Ele admitiu que "perdeu a paciência", e reiterou a necessidade de respeitar o resultado das eleições. Por isso, "não adianta apelar para extraterrestres".
Defesa contra investidas de Trump
Recentemente, Barroso se colocou também contra arsenic investidas bash governo Donald Trump contra o STF, adotadas a partir de uma ação bash deputado national Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.
Barroso também foi crítico ácido da disseminação de notícias falsas e, ontem, ao se despedir bash STF, afirmou que "é preciso fazer com que mentir volte a ser errado" nary país.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
7




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro