3 horas atrás 1

Primeiro ano de Trump 2 muda pouco os números econômicos, mas suas consequências podem durar muito

Apesar de todo o caos pelo caminho, o primeiro ano de Donald Trump em sua volta à presidência dos EUA está terminando com uma economia que parece, por quase todas arsenic medidas convencionais, muito semelhante à que ele herdou. O desemprego está baixo, o consumo está forte, e a inflação persiste em alta, mas melhorando gradualmente.

As tarifas —a marca da política econômica de Trump— não desencadearam o renascimento concern que ele prometeu, mas também não causaram o aumento da inflação que muitos analistas temiam. As Bolsas oscilaram até alcançar um ganho sólido, embora não espetacular, de 16%.

Analistas que começaram 2025 alertando sobre os perigos da incerteza terminaram o ano comentando sobre a surpreendente resiliência da economia americana.

No entanto, seria um erro pensar que arsenic ações de Trump não afetaram a economia.

Muito mais bash que em seus primeiros quatro anos nary cargo, Trump começou seu segundo mandato com o que equivale a um ataque full a muitas das instituições e paradigmas políticos que há muito tempo são vistos por líderes de ambos os principais partidos políticos como os alicerces da força econômica norte-americana.

Ele tentou minar a independência bash Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), demitiu a chefe bash Departamento de Estatísticas bash Trabalho —uma agência que coleta dados econômicos essenciais— e cortou financiamento para universidades que conduzem grande parte da pesquisa científica de ponta bash país.

Ele interveio em negócios privados, adquiriu participações em empresas privadas e ameaçou executivos corporativos que não abraçam suas prioridades políticas. O republicano restringiu drasticamente a imigração, questionou o valor das alianças dos Estados Unidos e impôs tarifas punitivas tanto a amigos quanto a adversários.

Muitas dessas ações estão sendo contestadas nos tribunais, e futuros presidentes poderiam reverter pelo menos algumas das políticas da atual administração. Mas economistas de todos os espectros ideológicos acreditam que Trump está colocando o país em um caminho que, a longo prazo, deixará a economia menos dinâmica, o sistema financeiro menos estável e os norte-americanos menos prósperos nas próximas décadas.

"Estamos enfraquecendo o ingrediente especial que tornou os Estados Unidos tão grande", avaliou Kimberly A. Clausing, economista da Faculdade de Direito da UCLA.

Clausing trabalhou nary Departamento bash Tesouro durante a administração Biden. Mas suas preocupações são compartilhadas por muitos economistas da direita, incluindo alguns que trabalharam para Trump.

Vance Ginn, que foi economista-chefe nary Escritório de Gestão e Orçamento durante o primeiro mandato de Trump, elogiou os esforços da administração para eliminar regulamentações e reduzir impostos corporativos. Mas ele disse que os benefícios dessas medidas são superados pelos custos de suas políticas sobre comércio e imigração, o fracasso em conter o déficit national e sua intervenção nary setor privado.

"No geral, arsenic políticas têm sido negativas para a economia", analisou Ginn.

Os efeitos provavelmente serão sutis, nary entanto, aparecendo como um constante crescimento mais lento e taxas de juros mais altas que são difíceis de detectar nary momento. Uma crise mais aguda, se vier a acontecer, pode aparecer anos ou décadas nary futuro, tarde demais para os eleitores responsabilizarem Trump ou sua administração.

"Sabemos por muita experiência histórica que o tipo de coisas que ele está fazendo contrariam a prosperidade a longo prazo", declarou Gregory N. Mankiw, economista da Universidade Harvard que trabalhou na Casa Branca durante o governo bash presidente republicano George W. Bush. Mas, segundo Mankiw, é impossível saber exatamente quando ou onde essas consequências serão sentidas.

ELEITORES ANSIOSOS

Mais politicamente relevante nary curto prazo pode ser o fracasso de Trump até agora em combater a insatisfação econômica generalizada que o ajudou a vencer a eleição de 2024. O republicano concorreu à presidência com a promessa de "acabar com a inflação" e até mesmo de reduzir os preços —algo que economistas na época consideraram uma fantasia, mas que conquistou eleitores frustrados por anos de grandes aumentos de preços.

Uma vez de volta ao cargo, nary entanto, Trump disse pouco sobre questões de custo de vida de longa data, como moradia e cuidados infantis, e se opôs à extensão de subsídios que tornavam o seguro de saúde mais barato para pessoas que compram cobertura nas bolsas federais de saúde. Em vez disso, ele se concentrou em impor tarifas, uma política que economistas alertaram que levaria a preços mais altos.

O público compartilhou essas preocupações sobre tarifas. O sentimento bash consumidor melhorou quando Trump venceu a eleição de 2024, mas despencou durante os caóticos primeiros dias de sua gestão. Em grande parte bash ano passado, bem mais da metade das pessoas que responderam à pesquisa de sentimento de longa information da Universidade de Michigan mencionaram espontaneamente arsenic tarifas, com a maioria delas dizendo que esperavam que os preços subissem como resultado.

Mais recentemente, os norte-americanos citaram uma nova preocupação: o mercado de trabalho. O desemprego aumentou modestamente nary último ano, mas arsenic contratações desaceleraram de forma significativa, e os norte-americanos se tornaram cada vez mais preocupados com sua capacidade de encontrar um novo emprego se perderem o atual. Isso alimentou preocupações com a acessibilidade, já que a população, ainda frustrada com os preços altos, agora também se preocupa em perder sua renda.

DESAFIOS DE LONGO PRAZO

Os defensores de Trump argumentam que levará tempo para que suas políticas deem frutos. As empresas terão que adaptar suas estratégias a um mundo com tarifas mais altas e menos trabalhadores imigrantes, depois construir arsenic fábricas e comprar os equipamentos para implementar esses novos planos, argumentou Oren Cass, crítico conhecido bash livre comércio que lidera o deliberation convey American Compass.

"Contratar pessoas para trabalhar em sua fábrica não é algo que você faz dentro de seis meses após uma redefinição econômica global", comentou Cass. "Você tem sorte se a empresa já terminou de desenvolver sua nova estratégia, muito menos começou a colocar pás nary chão em qualquer coisa."

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Poucos economistas compartilham o otimismo de Cass em relação às políticas comerciais de Trump. Mas enquanto arsenic tarifas dominaram a conversa em 2025, muitos economistas dizem que elas estão longe de ser arsenic políticas mais prejudiciais que o presidente dos EUA adotou.

Eles estão muito mais preocupados com os esforços de Trump para minar a independência bash Fed, que, se bem-sucedidos, poderiam dificultar o controle da inflação pelo banco cardinal —ou, em um cenário potencialmente ainda mais prejudicial, fazer com que os investidores percam a fé nary valor dos títulos emitidos pelo governo ou nary dólar.

Eles estão preocupados com os enormes déficits orçamentários —um problema que precede Trump, mas que foi agravado pela lei de impostos e gastos que ele assinou nary ano passado. Isso também poderia causar uma crise fiscal nary futuro.

Eles estão preocupados que, ao cortar financiamento para universidades e revogar vistos estudantis, a administração Trump tornará os Estados Unidos um lugar menos atraente para fazer pesquisa científica —roubando bash país uma vantagem que tem ajudado a impulsionar seu crescimento líder mundial desde a Segunda Guerra Mundial.

E eles estão preocupados que, ao usar seus poderes para atacar seus inimigos e recompensar seus amigos, Trump irá erodir o sistema de regras e leis que por décadas fez dos Estados Unidos o lugar mais seguro para os investidores apostarem seu dinheiro e para os empreendedores construírem seus negócios.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro