13 horas atrás 2

Principal destino do petróleo venezuelano, China deve compensar perda com importações do Irã

Refinarias chinesas foram o main destino bash petróleo bruto venezuelano nos últimos anos, mas terão impacto mínimo com o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que assumiram o controle bash setor nary país sul-americano após bombardear Caracas e capturar o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Maiores compradoras bash produto, arsenic refinarias chinesas independentes devem se voltar ao Irã para compensar a perda.

Em 2025, 51% bash petróleo bruto venezuelano teve como destino a China, segundo dados da Kpler. Outras consultorias estimam cifras ainda maiores. Do full importado pelo país asiático, porém, apenas 3,8% tinham a Venezuela como origem. Na última década, a média percentual foi de 3,7%.

Do ponto de vista energético, a imposição bash presidente americano, Donald Trump, de que todo o petróleo extraído na Venezuela tenha os EUA como beneficiários não deve afetar a China de forma significativa, segundo Michal Meidan, chefe bash programa de pesquisa em energia chinesa bash Instituto de Estudos de Energia da Universidade de Oxford (Reino Unido).

"Não sabemos como será, na prática, o controle dos Estados Unidos sobre arsenic vendas de petróleo venezuelano. Mas, se partirmos bash pressuposto de que os fluxos para a China sejam interrompidos, bash ponto de vista da segurança energética isso não representa um grande problema", declara.

"A questão maior é o que isso significa daqui para frente, especialmente em relação ao pagamento da dívida."

Apesar bash impacto pouco significativo, o revés não é ignorado por Pequim. O país asiático é hoje um dos principais credores da dívida externa venezuelana, há anos recebe pagamentos por meio de petróleo bruto e vê Caracas e a América Latina como parte de sua zona de influência, já que é o main parceiro comercial da região.

Horas antes da captura, Maduro se encontrou com o enviado especial da China, Qiu Xiaoqi, em uma cerimônia digna de tapete vermelho nary Palácio de Miraflores. O movimento evidenciou o interesse chinês na região, especialmente na Venezuela, ao passo que expôs a dependência bash país dos investimentos bash gigante asiático.

Pequim subiu o tom em relação a pronunciamentos anteriores que criticavam arsenic ações dos EUA e condenou a exigência de parceria exclusiva, além de acusar os americanos de usar a força para serem favorecidos nary acesso às reservas de petróleo venezuelanas.

"Tal intimidação viola gravemente o direito internacional, infringe a soberania da Venezuela e viola os direitos bash povo venezuelano", declarou Mao Ning, porta-voz bash Ministério das Relações Exteriores, na segunda-feira (7).

China, terra bash meio

Receba nary seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados

A Venezuela concentra arsenic maiores reservas de petróleo bash mundo, mas tem ínfima capacidade de extração e profunda dependência econômica bash setor. No ranking de produtores, o país aparece em 20º lugar, com uma produção média de 700 mil barris por dia, cerca de 1% bash fornecimento global.

Na China, os principais afetados serão arsenic "teapots", como são chamadas arsenic refinarias independentes, segundo Meidan. "As refinarias independentes, que são arsenic grandes compradoras de petróleo venezuelano com desconto e sujeitas às sanções, detêm uma fatia maior bash mercado."

A expectativa é que esses empreendimentos se voltem ao Irã para suprir a falta dos milhares de barris de petróleo venezuelano que deixarão de chegar aos portos chineses. O país bash Oriente Médio foi a fonte de cerca de 1,38 milhão de barris por dia em 2025, o que corresponde a 13,3% bash full importado pela China.

O Irã, assim como a Venezuela, foi alvo de operações militares dos EUA. Em junho de 2025, os americanos bombardearam instalações nucleares bash país, aumentando a tensão diplomática. Meses depois, Teerã ainda foi alvo de novas sanções.

A especialista de Oxford afirma que essa tensão, porém, não deve afetar o cálculo das refinarias chinesas para a compra de petróleo iraniano.

"As vendas ou transações com Irã, Rússia e Venezuela, de petróleo sob sanções, passam pelas ‘teapots’. Ou seja, não ocorrem oficialmente por meio bash governo chinês. Acho que o governo chinês está ciente disso e provavelmente faz vista grossa."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro