Andrew

Crédito, PA Wire

    • Author, Redação
    • Role, BBC News Brasil
  • Há 33 minutos

O príncipe Andrew renunciará ao uso de seus títulos reais, incluindo o de Duque de York. O anúncio foi feito em comunicado nesta sexta-feira (17/10).

Ele, no entanto, continuará sendo um príncipe, título que possui desde o nascimento como filho da falecida Rainha Elizabeth 2ª.

Andrew tem enfrentado críticas a respeito de suas ligações com Jeffrey Epstein, condenado por abuso sexual e tráfico de pessoas nos EUA.

Epstein é pivô de um grande escândalo que também abala outras personalidades públicas, e foi encontrado morto em sua cela de prisão em 2019.

"Após debater o assunto com o Rei [Charles 3º], e com a família, concluímos que as contínuas acusações contra mim atrapalham o trabalho de Sua Majestade e da Família Real. Decidi, como sempre, colocar em primeiro lugar minhas responsabilidades com minha família e meu país", afirmou Andrew.

"Com a anuência de Sua Majestade, sinto que devo ir um passo além. Não usarei mais o título ou as honrarias que foram conferidas a mim. Como já disse anteriormente, nego enfaticamente as acusações contra mim", concluiu o comunicado.

Andrew já havia deixado de ser um "membro ativo da família real" (membro da realeza que trabalha oficialmente para a monarquia) e havia perdido o direito de usar seu título de Sua Alteza Real.

Ele tem enfrentado intenso escrutínio, incluindo questionamentos sobre quando realmente cortou contato com Epstein

Em entrevista à BBC Newsnight, Andrew afirmou ter rompido todos os laços com Epstein após terem sido fotografados juntos em Nova York em dezembro de 2010.

Mas e-mails enviados meses depois se tornaram públicos sugerindo que Andrew havia mantido contato privado com Epstein, inclusive trocando uma mensagem: "Mantenha contato próximo e tocaremos mais em breve!"

Também nesta sexta-feira, foi confirmado que ele não passará o Natal com a Família Real em Sandringham, em Norfolk, no Reino Unido.

Mas Andrew ainda deverá permanecer em sua casa Royal Lodge, em Windsor, onde possui um contrato de arrendamento privado válido até 2078.

'Humilhação pública'

"Em uma longa série de humilhações públicas, esta é mais uma, e a mais significativa", avalia Daniela Relph, correspondente sênior de família real da BBC.

O Príncipe Andrew já havia perdido seu papel como membro da realeza, bem como seus títulos militares e sua posição em praticamente todos os eventos públicos que envolviam a Família Real, destaca Relph

"Mas agora os títulos dos quais ele tanto se orgulhava também se perdem: o Duque de York e a Ordem da Jarreteira", observa a jornalista.

"A pompa e a cerimônia da vida real eram importantes para ele. Seus títulos lhe davam um imenso senso de orgulho pessoal. Mas o fluxo contínuo de alegações e manchetes negativas era interminável."