8 meses atrás 72

Produtores do RS sofrem com estiagem e preços devem subir para o consumidor

O Rio Grande do Sul perdeu quase metade de um PIB inteiro por conta do clima, considerando prejuízos nas cooperativas, indústrias, comércios e serviços. Para o economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, a estiagem causa desemprego, redução na geração de impostos e perda de renda.

Qual a relação dos eventos climáticos extremos com os preços?

Clima extremo impactam na produção e nos preços. Na opinião do professor de economia da UFRGS, Henrique Morrone, eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, vão, sim, impactar cada vez mais no aumento dos preços. "Estamos com uma seca no Nordeste, maior produtor de cacau. Como consequência, teremos uma Páscoa bem salgada", cita como exemplo.

Produtividade cai devido a problemas com o solo. Em termos ambientais, as enchentes retiram os nutrientes do solo. Já na estiagem, o solo fica com dificuldades de absorver a água. Alguns alimentos não se desenvolvem tão bem em temperaturas extremas. Em geral, acrescenta Morrone, a produtividade cai de forma substancial. "A redução da oferta no mercado acaba causando o aumento nos preços", revela. Quando as águas invadiram as plantações no Rio Grande do Sul, para se ter uma ideia, o preço de um pé de alface saltou de R$ 2 para R$ 8.

O ano passado foi marcado por extremos climáticos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), 2024 foi o mais quente desde 1961. Além disso, inundações severas foram registradas no Rio Grande do Sul, ondas de calor atingiram regiões brasileiras em pleno inverno, secas prolongadas e diversos focos de incêndios atingiram o Sudeste e o Centro-Oeste do país.

Altas temperaturas são registradas neste verão. Nos últimos meses, mais especificamente de dezembro até agora, em algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Santa Maria, os termômetros atingiram a marca de 45ºC, estão afetando em especial os grãos (como a soja). O quadro se agrava quando os hortifrutigranjeiros atingem baixa produtividade e elevação de preços em algumas regiões do país, caso do tomate e da cenoura.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro