9 meses atrás 14

Professor do Texas denuncia alunos em post de agência de imigração dos EUA: 'Muitos nem falam inglês'

O homem, que não foi identificado publicamente e foi retirado do cargo de substituto até que as investigações sejam concluídas, escreveu que agentes da ICE "deveriam ir à escola NorthSide, em Forth Worth" para encontrar imigrantes ilegais e criticou:

"Tenho muitos alunos que nem falam inglês e estão na 10ª ou 11ª série. Eles têm que se comunicar comigo pelo tradutor do iPhone. O [Departamento de Educação dos EUA] deveria reformular totalmente nosso sistema escolar, no Texas também".

O Distrito Escolar de Fort Worth, após anunciar a investigação contra o professor e seu afastamento, tentou tranquilizar os pais de alunos e disse estar comprometido "em manter um ambiente positivo e de apoio para todos os alunos" em um comunicado postado tanto em inglês como espanhol.

De acordo com a rede CBS News Texas, 93% dos alunos do distrito se identificam como hispânicos ou latinos.

Distrito escolar independente de Fort Worth, no Texas, EUA — Foto: Reprodução

O caso, que ganhou repercussão na sexta-feira (24), acabou gerando um protesto em Fort Worth no domingo (26), pedindo a proteção das crianças nas escolas do Texas. A professora Jeanette Martinez contou à FOX News local que seus alunos estão com medo de ir para a aula.

"Na sexta-feira, três dos meus pais disseram que não mandariam mais os filhos para a escola porque estavam com medo. Eles estão apenas tentando obter educação. As crianças não devem ter medo", lamentou.

O deputado democrata do Texas Marc Veasey usou o X para comentar o caso: "As crianças devem se sentir seguras e apoiadas na escola, não alvos dos próprios educadores que deveriam orientá-las. Esta situação alarmante na NorthSide High é um lembrete do trabalho que devemos fazer para proteger todas as crianças, não importa de onde venham".

Imigrante ilegal é preso por agentes do governo Trump em Nova York

Imigrante ilegal é preso por agentes do governo Trump em Nova York

"Estrangeiro criminoso com acusações de sequestro, agressão e roubo está agora sob custódia, graças ao ICE. Canalhas como este continuarão sendo removidos de nossas ruas. (...) Estamos fazendo exatamente o que o presidente Trump prometeu ao povo americano —tornar nossas ruas seguras", afirmou Noem em publicação no X ao compartilhar o vídeo da prisão.

Operação de agentes de Trump prendem imigrante ilegal em Nova York em 28 de janeiro de 2025. — Foto: Divulgação/Kristi Noem

O ICE define essas ações como "operações direcionadas de aplicação da lei", em que são aplicadas "prisões planejadas de estrangeiros imigrantes ilegais criminosos conhecidos e que representam uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública".

O número de imigrantes presos pela agência no governo Trump chegou a 4.521, segundo balanço diário compartilhado pelo ICE na tarde desta terça-feira. Os informes, que começaram a ser divulgados na quinta-feira passada (23), não deixam claro se todos os imigrantes presos estão em situação ilegal. Ainda segundo a ICE, outros 3.519 pedidos de mandados de prisão foram protocolados nesse período.

De acordo com o ICE, as operações são realizadas em cooperação com agências federais como o FBI, o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), a agência antinarcóticos (DEA), o escritório local da ICE e o Serviço de Delegados dos EUA.

A operação em Nova York faz parte das políticas anti-imigração aplicadas por Donald Trump já no primeiro dia de seu mandato na Casa Branca, que completou uma semana na segunda-feira. Prisões de imigrantes infratores também foram registradas em outras cidades por todo o país, como em Newark, em Chicago, Seattle, Atlanta, Boston, Los Angeles, Nova Orleans e regiões no estado de Maryland.

Agentes do governo Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago

Agentes do governo Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago

O apresentador e personalidade da TV norte-americana Dr. Phil acompanhou a operação do ICE em Chicago. Phil se encontrou com Tom Homan, o novo "czar da fronteira", elogiou as prisões realizadas pelo governo Trump e disse que "não estão varrendo bairros, como algumas pessoas estão tentando insinuar".

Um avião com 88 brasileiros deportados pousou em Manaus na última sexta-feira (24). Os repatriados estavam ilegais nos EUA e foram expulsos pelo governo Trump.

Brasileiros ilegais que estão nos EUA relataram ao g1 um clima generalizado de aflição e alerta na comunidade brasileira diante das deportações em massa no país. Leia os relatos aqui.

Brasileiros deportados por Trump ficam em colchões no chão e recebem alimentos em Manaus — Foto: Divulgação/Secom-AM

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro