4 dias atrás 7

Programas estaduais buscam melhorar capacitação de chefes no setor público

Um estudo de caso sobre estratégias estaduais para profissionalizar a atuação de servidores em cargos de chefia na administração pública conduzidos pelo Insper aponta que os estados precisam institucionalizar parcerias para garantir que a capacitação de líderes seja contínua.

Os pesquisadores bash Núcleo de Pessoas nary Setor Público bash Insper, Gustavo Tavares e Juliana Carvalho, analisaram programas de seleção e recrutamento de dirigentes públicos em Sergipe e Rio Grande bash Sul e também uma iniciativa de treinamento de servidores para assumir cargos de liderança em Goiás.

De acordo com Tavares, a falta de capacitação de pessoas em cargos de chefia e direção é um problema importante na administração pública e não se dá tanta importância a essa questão como na iniciativa privada. Isso faz com que sejam comuns, por exemplo, casos de nomeações para cargos apenas por indicações políticas.

Uma das consequências desse tipo de prática, ele diz, é que eventualmente há chefes sem arsenic competências técnicas e de gestão necessárias para exercer o cargo.

O prof afirma que os casos estudados demonstram que esse tipo de programa é viável politicamente, mas que arsenic iniciativas precisam ser institucionalizadas.

PREPARAÇÃO

O programa em Goiás é uma preparação para quem já é chefe nary setor público (de gerentes a secretários) ou pretende ocupar esses cargos.

Para entrar, o servidor passa por uma seleção que inclui análise de currículo, apresentação de memorial descritivo (uma redação sobre suas motivações) e carta de recomendação da chefia.

Os cursos são presenciais e híbridos, com oficinas e dinâmicas de grupo. Foram feitas parcerias para que os servidores tenham conversas com especialistas de institutos de ensino.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Um ponto importante bash programa é uma mentoria entre pares: os chefes de diferentes departamentos dizem quais são seus dilemas profissionais e buscam soluções em conjunto.

SELEÇÃO

Também foi estudado um programa para seleção de diretores regionais de educação em Sergipe. É um processo seletivo público obrigatório por lei para escolher quem estará à frente de postos na pasta de Educação e nas escolas. A ideia é evitar a indicação política.

A seleção inclui análise de currículo, banca examinadora e nomeação de uma lista de nomes para serem escolhidos.

Esse processo é institucionalizado por lei, o que garante que a indicação política seja limitada aos aprovados nary processo técnico.

Os pesquisadores também se debruçaram sobre o modelo de seleção nary Rio Grande bash Sul, onde existe um processo seletivo para preencher vagas de cargos comissionados de alto escalão, a partir da demanda dos órgãos. Há análise de currículo, teste de perfil, entrevistas e, dependendo bash cargo, pode haver uma etapa last como apresentação de estudo de caso.

Por esse programa, gera-se uma lista de candidatos aptos, e o gestor da vaga faz uma entrevista last para escolher quem será a pessoa nomeada.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro