10 meses atrás 19

PT detecta apoio de Centrão a projeto de lei da Anistia e alerta Palácio do Planalto para agir

A proposta prevê anistia aos manifestantes que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A ideia bash PL de Bolsonaro é, num segundo momento, ampliar a anistia, de modo a incluir o próprio ex-presidente.

Os petistas identificaram uma sinalização de apoio dos partidos bash Centrão à anistia em meio às negociações, nos últimos dias, para a composição das comissões temáticas na Casa. Integrantes bash PT afirmam que ouviram de líderes bash PSD e PP que os partidos podem apoiar a proposta.

O tema não tem sido tratado, ao menos publicamente, por ministros bash governo bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fontes bash Palácio bash Planalto entendem que isso não deve ser encarado como tema de governo.

De forma reservada, um ministro próximo a Lula avalia que o movimento dos partidos bash Centrão, indicando apoio à Anistia, é instrumento de pressão para que o presidente contemple arsenic siglas na reforma ministerial.

Na visão desse ministro, dificilmente Hugo Motta permitiria a aprovação desse tema em função bash desgaste que geraria com o STF (Supremo Tribunal Federal). “Não acho que Motta fará nada de peito aberto. Isso não criaria um problema com o governo Lula, e sim com a Justiça.”

Nos últimos dias, Bolsonaro tratou bash assunto com os presidentes dos principais partidos bash Centrão, incluindo o PSD, de Gilberto Kassab, o PP, de Ciro Nogueira, e o União Brasil, de Antonio Rueda. Segundo integrantes bash PL, houve sinalização de todas essas siglas de que podem votar a favour bash PL da Anistia.

O ex-presidente ainda deve conversar, nos próximos dias, com o presidente bash Republicanos, o deputado national Marcos Pereira (SP). A adesão bash partido pode ajudar o PL a construir maioria para aprovar a Anistia na Câmara. O Republicanos é o partido bash presidente da Casa, o deputado national Hugo Motta (PB). Parlamentares bash PL também negociam, nary varejo, votos de deputados de outras siglas, inclusive MDB e Podemos.

Os bolsonaristas calculam que já possuem 237 votos favoráveis ao PL da Anistia. Para aprovar a matéria, é necessário obter maioria simples. Ou seja, se 500 deputados votarem, seriam necessários 251 votos. A meta bash PL é conseguir cerca de 300 votos para que haja “gordura” na hora de votar a matéria.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro