1 semana atrás 3

PT vê vitória política de Lula, mas evita euforia após encontro com Trump

"Grande vitória política." As palavras do presidente do PT, Edinho Silva, à coluna representam o que todos - inclusive, a portas fechadas, alguns da oposição — pensam sobre o aperto de mãos entre Lula e Trump. Houve química de sobra e até uma inesperada admiração do presidente americano pelo brasileiro. "Mostra a vitória do diálogo", avaliou Edinho. "A repercussão, como era de se esperar, foi muito positiva no Brasil e na comunidade internacional", completou.

Apesar da comemoração pública, internamente o clima é de alguma cautela. Nos bastidores, um dirigente do partido fez a seguinte análise: "'A priori', a gente está trabalhando com algum grau de celebração — a militância fez memes e piada, e a foto de Lula e Trump repercutiu muito —, mas o tom do partido é de moderação, equilíbrio. O encontro presencial foi importante, mas é preciso aguardar o resultado das negociações. O que interessa para o trabalhador, para o brasileiro, é que, com relação ao tarifaço, para tais setores ou produtos o valor da alíquota seja reduzido, algo que seja concreto. Nós estamos com moderação, com parcimônia, com equilíbrio". E concluiu: "Estamos destacando esse papel do presidente Lula de defender o Brasil, defender a nossa soberania, não ser capacho, não ser vira-latas e defender o diálogo e o multilateralismo".

No Itamaraty, o clima é parecido. Ainda não há data agendada para a reunião com os americanos, embora a expectativa seja de que aconteça em breve. "Houve avanços importantes, mas agora começa a negociação propriamente dita. Não dá para prever se será um processo duro, mas qualquer negociação requer cautela", analisou um diplomata que acompanha de perto as movimentações. No Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Alckmin, o tom é o mesmo. "Ainda não tem nada. Até porque todo mundo que negocia pelos Estados Unidos está com Trump na Ásia". O foco dos americanos esta semana está todo voltado para o Oriente, principalmente a China.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro