5 meses atrás 7

Putin está brincando com fogo, diz Trump

“O que Vladimir Putin não entende é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia — e quero dizer REALMENTE RUINS. Ele está brincando com fogo!”, disse Trump em publicação em sua rede social Truth Social.

Donald Trump diz que Vladimir putin está "absolutamente louco"

Donald Trump diz que Vladimir putin está "absolutamente louco"

Trump já havia chamado Putin de "louco" no final de semana, após o ataque de domingo. O presidente americano afirmou conhecer o líder russo, mas que "algo aconteceu" com ele.

Em abril, o Trump disse "Vladimir, PARE!" após ataque aéreo a Kiev, capital ucraniana, o que marcou a primeira manifestação mais ríspida contra Putin desde que o republicano reassumiu a Casa Branca, em janeiro.

A fala desta terça-feira é mais uma demonstração de desalinhamento entre o que Trump deseja para a guerra na Ucrânia e as ações da Rússia. Ao assumir o governo, o presidente americano prometeu finalizar o conflito "em 24 horas", porém as tratativas com ambos os países demonstraram ser mais difíceis do que o esperado.

Rússia acusa Ucrânia de tentar frustrar negociações de paz

Bombeiros tentam apagar um incêndio após um ataque russo na região de Kiev em 25 de maio de 2025 — Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/AP

Também nesta terça-feira, a Rússia acusou a Ucrânia de tentar frustrar as negociações de paz no conflito e afirmou que a Europa "participa indiretamente" da guerra.

Para justificar as alegações, os russos disseram que os ucranianos intensificaram bombardeios no território russo, chamando-os de "provocativos", e que os ataques aéreos contra a Ucrânia seriam uma "resposta".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os ataques ucranianos contrastam com o desejo pela paz e não contribuem para as negociações. Peskov disse ainda que a Europa "participa indiretamente" do conflito com o fornecimento de armas a Kiev, segundo a agência estatal RIA Novosti.

"Vemos que a Europa participa de forma indireta, com o fornecimento contínuo de armamentos — os mais diversos sistemas de armas e munições — e isso constitui uma participação indireta na guerra contra a Rússia", disse Peskov a jornalistas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro