Isso acontece porque, para aplicações com prazo a partir de dois anos, o IR é de apenas 15% sobre o rendimento, o que gera essa rentabilidade líquida. Mas, para quem for resgatar daqui a um ano, a rentabilidade do Tesouro Selic tende a ser um pouco menor de 0,94%, por incidir uma alíquota mais alta de IR.
Esses cálculos consideram que o Banco Central aumente a taxa Selic para 15% de forma paulatina, começando com um aumento de um ponto percentual em janeiro. Hoje o juro básico está em 12,25% ao ano.
Tesouro Prefixado
O Tesouro Prefixado, outro título do Tesouro Direto, está hoje com uma rentabilidade bruta entre 15,05% e 15,38% ao ano, dependendo da data de vencimento. A taxa mais baixa resulta em uma rentabilidade de 1,01% ao mês, enquanto a mais alta dá 1,03% ao mês.
Lembre-se de que, no caso do Prefixado, essa rentabilidade só é garantida para quem mantém o dinheiro aplicado até a data de vencimento do título. Para quem resgata antes, existe chance de ganhos menores ou até de prejuízo.
Tesouro IPCA
Outro título do Tesouro Direto, o Tesouro IPCA, depende da inflação. Se considerarmos uma inflação de 5%, que é a previsão de analistas consultados pelo Banco Central, o Tesouro IPCA menos rentável terá um ganho líquido de 0,86% ao mês, enquanto o mais rentável ganhará 7,89% ao mês.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro