O final da versão original de Vale Tudo é considerado um dos grandes momentos da TV brasileira e ainda desperta curiosidade entre o público que acompanha o remake na TV Globo e no Globoplay. Escrita por Gilberto Braga (Paraíso Tropical), a novela parou o país em 1988 com a revelação de quem matou Odete Roitman, mas o desfecho da vilã não foi o único a gerar repercussão. Personagens como Marco Aurélio e Maria de Fátima também tiveram destinos surpreendentes, típicos de antagonistas memoráveis que reforçam às críticas sociais do folhetim.
Pensando nos noveleiros ansiosos, o TechTudo relembra o final dos principais personagens de Vale Tudo na versão original, além de trazer informações sobre os caminhos que a autora Manuela Dias pode seguir no remake. Confira a seguir!
Relembre o final dos principais personagens de Vale Tudo na versão original e o que pode acontecer no remake da autora Manuela Dias — Foto: Reprodução/O Globo Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra:
- Odete Roitman (Beatriz Segall/Debora Bloch)
- César (Carlos Alberto Riccelli/Cauã Reymond)
- Maria de Fátima (Gloria Pires/Bella Campos)
- Marco Aurélio (Reginaldo Faria/Alexandre Nero)
- Freitas (João Camargo/ Luis Lobianco)
- Olavo (Paulo Reis/ Ricardo Teodoro)
- Heleninha Roitman (Renata Sorrah/ Paolla Oliveira)
- Leila Catanhede (Cassia Kis/ Carolina Dieckmmann)
- Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes/ Humberto Carrão)
- Ivan Meireles (Antônio Fagundes/Renato Góes)
1. Odete Roitman (Beatriz Segall/Debora Bloch)
Odete Roitman é uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira, símbolo de arrogância, elitismo e manipulação. Na trama, interfere na vida do filho ao tentar destruir seu romance com Solange, por considerá-la inferior. Na versão original de Vale Tudo (1988), interpretada por Beatriz Segall (Anjo Mau), sua morte misteriosa parou o país e se tornou um dos maiores marcos da TV. Ela é assassinada por engano por Leila, personagem de Cássia Kis (Barriga de Aluguel), que confunde a megera com Maria de Fátima.
No remake, a personagem ganha nova roupagem nas mãos de Débora Bloch (Avenida Brasil), com uma personalidade mais sedutora e deve repetir o desfecho trágico, mas, diferente da versão original, a morte de Odete será apresentada sob outra perspectiva. A autora Manuela Dias já adiantou que haverá mudanças na identidade do atirador, e uma das teorias mais fortes entre o público aponta para Heleninha, a própria filha da vilã, o que daria um tom ainda mais dramático à obra.
Na versão original de Vale Tudo (1988), Odete foi interpretada por Beatriz Segall (Anjo Mau) — Foto: Reprodução/O Globo 2. César (Carlos Alberto Riccelli/Cauã Reymond)
Entre os vilões que tiveram um final triunfante, César é um ex-modelo ambicioso e sedutor que se envolve com Odete Roitman como parte de um plano para ajudar Maria de Fátima. Na primeira versão da trama, após diversas armações, César foge para o exterior, mas reaparece como amante de um príncipe italiano que precisa de ajuda para encobrir boatos sobre sua sexualidade.
O gigolô consegue armar para que Fátima se case com o monarca, garantindo vida boa para ele e sua aliada secreta. No remake, o destino deve se repetir, com algumas alterações. Em 1988 o personagem foi vivido por Carlos Alberto Riccelli (O Signo da Cidade), e no remake é interpretado por Cauã Reymond (Avenida Brasil).
César tem final feliz ao lado de Fátima após os dois darem um golpe em um príncipe italiano — Foto: Reprodução/O Globo 3. Maria de Fátima (Gloria Pires/Bella Campos)
Maria de Fátima tem um final histórico para uma antagonista. A ambiciosa alpinista social que parecia estagnada no final da trama consegue uma última cartada rumo à tão sonhada vida de luxo. Na primeira versão da novela, depois de se reconciliar com a mãe, Maria de Fátima abandona o próprio filho para seguir em busca de riqueza após conseguir um novo golpe ao lado de César. Ela recebe uma fortuna para se casar por conveniência com um príncipe italiano da Lombardia, mas sem abrir mão do caso secreto com seu aliado.
No remake, a expectativa é que o final siga essa mesma essência, ainda que adaptado às mudanças de Manuela Dias. Em 1988, a personagem foi eternizada por Glória Pires (Mulheres de Areia), enquanto na nova versão é interpretada por Bella Campos (Renascer).
Em 1988, a personagem foi eternizada por Glória Pires (Mulheres de Areia) — Foto: Divulgação/O Globo 4. Marco Aurélio (Reginaldo Faria/Alexandre Nero)
Inicialmente um braço direito de Odete Roitman, Marco Aurélio é um advogado ambicioso, cínico e corrupto que ajuda a vilã nos negócios ilícitos até que um conflito de interesses abala a cumplicidade da relação. Na versão original de Gilberto Braga, seus crimes são revelados, mas Marco Aurélio consegue escapar da Justiça. Ele foge do país ao lado de Leila e protagoniza uma das cenas mais icônicas da teledramaturgia brasileira: de dentro de um jatinho, faz o gesto da banana em direção ao Cristo Redentor, em uma crítica à impunidade no Brasil.
No remake escrito por Manuela Dias, a expectativa é que o personagem repita esse desfecho simbólico, embora com adaptações à nova narrativa. Em 1988, o advogado foi interpretado por Reginaldo Faria (Tieta), e agora é interpretado por Alexandre Nero (Império).
Marco Aurélio é vivido por Reginaldo Faria na versão original de Vale Tudo e protagoniza cena icônica da novela — Foto: Reprodução/O Globo 5. Freitas (João Camargo/ Luis Lobianco)
Freitas é o típico capacho de Marco Aurélio na TCA, sempre pronto para obedecer ordens sem questionar, mesmo que isso signifique se envolver em falcatruas e esquemas ilegais. Na versão original de 1988, Freitas termina preso, ao contrário de Marco Aurélio, que consegue escapar. No remake, o destino do personagem deve seguir a mesma linha trágica, reforçando o contraste entre quem paga pelo crime e quem consegue se safar. Em 1988, ele foi vivido por João Camargo (Um Anjo Caiu do Céu), e no remake é interpretado por Luís Lobianco (Segunda Chamada).
Em 1988, Freitas foi vivido por João Camargo (Um Anjo Caiu do Céu) em Vale Tudo — Foto: Reprodução/IMDb 6. Olavo (Paulo Reis/ Ricardo Teodoro)
Olavo é um golpista amigo e cúmplice de César, que se envolve em diversas armações ao longo da trama, sempre buscando tirar vantagem das situações, mas suas atitudes acabam custando caro e fazem dele mais um dos inimigos de Odete Roitman. Na versão original de 1988, o personagem não escapa da justiça e termina preso por causa de seus esquemas. Já atrás das grades, ele recebe a visita de Consuelo, secretária da TCA com quem mantinha um caso secreto.
A autora Manuela Dias deve manter um destino semelhante no remake, reforçando a queda dos cúmplices menores dentro da rede de corrupção. Em 1988, o personagem foi interpretado por Paulo Reis (Em Nome da Lei), e agora ganha vida com Ricardo Teodoro (Todas as Flores).
O personagem Olavo de Vale Tudo foi interpretado por Paulo Reis em 1988 — Foto: Reprodução/Gshow 7. Heleninha Roitman (Renata Sorrah/ Paolla Oliveira)
Heleninha é a filha sensível e frágil de Odete Roitman, marcada por uma vida de traumas e pela relação conturbada com a mãe. Durante a trama, a pintora acaba sucumbindo ao alcoolismo, que se torna seu maior desafio pessoal. No final da versão original de 1988, após enfrentar uma longa luta contra a dependência, Heleninha encontra forças para buscar ajuda em um grupo de apoio e inicia seu tratamento. Ela recebe apoio de William, com quem se casa.
No remake, o destino da personagem deve se manter próximo ao original, reforçando sua trajetória de superação. Na primeira versão, ela foi vivida por Renata Sorrah (Senhora do Destino), e agora é interpretada por Paolla Oliveira (Salve Jorge).
Na primeira versão de Vale Tudo, Heleninha foi vivida por Renata Sorrah (Senhora do Destino) — Foto: Reprodução/O Globo 8. Leila Catanhede (Cassia Kis/ Carolina Dieckmmann)
Leila é uma mulher determinada e vingativa, marcada pelo ciúme e pela traição do marido, Marco Aurélio, que mantinha um caso com Maria de Fátima. No final da trama é revelado que ela foi a responsável pelo assassinato de Odete Roitman, embora sua intenção original fosse atingir Fátima.
No desfecho da versão original de 1988, Leila não é punida pelo crime e foge do país junto com Marco Aurélio, escapando das consequências de seus atos. No remake, o destino da personagem deve seguir a mesma linha, mantendo sua fuga do país. Na primeira versão, Leila foi interpretada por Cássia Kis (Roda de Fogo), e no remake é vivida por Carolina Dieckmmann (Laços de Família).
Leila foi interpretada por Cássia Kis (Roda de Fogo) na versão original de Vale Tudo — Foto: Reprodução/O Globo 9. Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes/ Humberto Carrão)
O herdeiro bon vivant Afonso Roitman é um homem gentil e despreocupado que, após trair Solange, busca redenção ao descobrir as mentiras de Maria de Fátima. No final da versão original, ele descobre que é pai de Marcinha e finalmente reconquista sua amada (Lídia Brondi), encerrando sua trajetória de forma positiva.
No remake, adaptado por Manuela Dias, Afonso enfrenta um arco inédito envolvendo leucemia, algo que não estava presente na trama original de Gilberto Braga. Embora seu destino ainda seja incerto, tudo indica que ele vai superar a doença. Na primeira versão, o personagem foi interpretado por Cássio Gabus Mendes (O Dono do Mundo), e atualmente é vivido por Humberto Carrão (Renascer).
Os atores Gabus Mendes e Lídia Brondi se casaram na vida real após gravarem Vale Tudo — Foto: Divulgação/O Globo 10. Ivan Meireles (Antônio Fagundes/Renato Góes)
Ivan Meireles é um homem íntegro e idealista que se vê envolvido em situações de suborno e corrupção, enfrentando desafios para preservar seus princípios e seu relacionamento com Raquel. Na versão original de 1988, após ser descoberto por suas falhas e cumprir dois anos de prisão, Ivan se reencontra com Raquel ao sair da penitenciária, retomando sua vida ao lado dela.
No remake, o destino do personagem promete se repetir com algumas alterações. Tudo indica que após ser preso, ele vai conseguir abrir uma agência de viagens, reconstruindo sua vida de forma mais independente e longe das tramoias do passado. Na primeira versão, Ivan foi interpretado por Antônio Fagundes (O Rei do Gado), e no remake ganha vida com Renato Góes (Éramos Seis).
Ivan foi interpretado por Antônio Fagundes (O Rei do Gado) na versão original de Vale Tudo — Foto: Reprodução/O Globo 🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/1/8/mYBYEsQLy9ZngcyDaBBA/design-sem-nome-43-copy.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/r/o/1U4GjJQZ2p1SyrdDV4Dg/sem-titulo-1.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro