3 meses atrás 40

Qualcomm lança Snapdragon 8 Elite Gen 5 com foco em agentes de IA; saiba mais

O Snapdragon 8 Elite Gen 5 é o novo processador topo de linha da Qualcomm. A plataforma foi apresentada nesta quarta-feira (24) durante o Snapdragon Summit 2025, conferência anual da empresa, realizada no Havaí, Estados Unidos. A plataforma oferece a CPU móvel mais rápida do mundo, operando a 4.6 GHz, sendo projetada para um desempenho melhor também em jogos, criação de conteúdo, fotos e vídeos.

Em tempos de ascensão das tecnologias relacionadas à inteligência artificial (IA), o novo chipset quer aprimorar o funcionamento de agentes de IA nos aparelhos mobile. O brasileiro Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, defendeu a expansão da “IA para todos e em todos os lugares” durante o evento, ressaltando que dispositivos mobile, não somente os smartphones, são centrais nessa experiência. A companhia desenha um futuro no qual a IA vê o que você vê, organiza a sua rotina antes mesmo de você pedir e o processador precisa dar suporte a esses novos hábitos. O TechTudo foi convidado para conhecer os anúncios de perto. A seguir, confira detalhes.

 Gisele Barros/TechTudo Snapdragon 8 Elite Gen 5 é o novo processador mobile da Qualcomm — Foto: Gisele Barros/TechTudo

O SD 8 Gen 2, lançado em 2022, foi o primeiro processador 5G com IA. Agora, três anos depois, a empresa promete que a NPU (Unidade de Processamento Neural) Qualcomm Hexagon está 37% mais rápida que no modelo antecessor, equipada com aceleradores capazes de executar grandes modelos de linguagem (LLMs) no dispositivo, sem esgotar a bateria. Ao usar a IA sem depender tanto de arquivos na nuvem e busca na web, o usuário pode se beneficiar de privacidade, latência menor e uso de recursos mais personalizado, baseado nas preferências de uso do aparelho.

A ideia da empresa é que fabricantes de smartphones usem a tecnologia para criar ferramentas que aprendem, se adaptem e iniciem ações em nome do usuário, o que pode tornar o uso dos aplicativos mais rápidos e eficientes. O processador deve conseguir rodar toda “uma nova arquitetura de memória e perfomance, especialmente se a IA precisa funcionar o tempo todo e em todos os lugares”, destacou Amon.

“Nosso trabalho com a Snapdragon criar esse futuro de IA em todos os lugares, desde o processamento até o aprendizado, criando uma nova geração de dispositivos mobile. O agente precisa estar no centro, criando um verdadeiro ecossistema de você, usuário”, ressaltou o CEO.

 Gisele Barros/TechTudo Cristiano Amon, CEO, durante o Snapdragon Summit — Foto: Gisele Barros/TechTudo

Captura de fotos e vídeos

O Snapdragon 8 Elite Gen 5 é a primeira plataforma móvel do mundo que permite que smartphones gravem no codec APV (sigla em inglês para Vídeo Profissional Avançado). O APV oferece qualidade de vídeo quase sem perdas em dispositivos móveis. Isso facilita também a edição, já que a plataforma faz ajustes de realces e sombras, tem um gradiente de cores mais precisas.

 Gisele Barros/TechTudo Snapdragon 8 Elite Gen 5 — Foto: Gisele Barros/TechTudo

O ISP (sigla para “Processador de Sinal de Imagem”, em português) também é baseado em IA e oferece uma nova versão da ferramenta Night Vision 3.0, que aprimora imagens feitas à noite e com pouca iluminação. O novo processador também permite que os celulares façam ajuste de tom em tempo real.

O novo processador é equipado com o Snapdragon Audio Sense, um novo conjunto de tecnologia de microfones que traz som de nível profissional. Ao combinar microfones MEMS piezoelétricos (extremamente pequenos, eficientes e com alta qualidade de áudio) processamento inteligente, oferece rejeição de ruído de vento, zoom de áudio e áudio HDR.

A GPU Qualcomm Adreno de última geração oferece um aumento de 23% no desempenho e uma redução de 20% no consumo de energia, com suporte a recursos de jogos de última geração como Adreno High Performance Memory (HPM) e Unreal Engine 5.

A nova GPU Adreno da Qualcomm traz recursos que deixam os gráficos de jogos mais bonitos e, ao mesmo tempo, economizam bateria. Há um aumento de 23% no desempenho geral e redução de 20% no consumo de energia, mais precisamente. O destaque é um cache de 18 MB de memória do Adreno HPM, que evita sobrecarregar a RAM do celular durante o gameplay.

Outro recuso destacado pela fabricante é o Tile Memory Heap, uma técnica que divide a tela em pequenos blocos para renderizar cada parte de forma mais eficiente. Isso reduz o consumo de energia e aumenta o tempo de jogo longe da tomada. O suporte ao Mesh Shading permite que a própria GPU organize os objetos 3D de maneira mais inteligente, liberando a CPU e trazendo mais desempenho para games e aplicativos de realidade aumentada.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

🎥 Huawei Pura 80 Pro: testamos a câmera do novo celular!

 testamos a câmera do novo celular!

Huawei Pura 80 Pro: testamos a câmera do novo celular!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro