Se você viveu nos anos 80 ou 90, vai sentir aquele aperto no peito ao lembrar dos sons, das cores e dos aparelhos que faziam parte da rotina de casa. Geladeiras coloridas, televisores de tubo, máquinas de lavar barulhentas e PCs com Windows 98 são apenas alguns exemplos de dispositivos que já foram o auge da tecnologia — e hoje são quase peças de museu, desconhecidos pelas novas gerações. Para relembrar esse tempo, o TechTudo reuniu os 10 eletros que marcaram época nos lares do fim do século XX. Confira!
Videocassete (VHS) é um dos aparelhos que caíram em desuso com o passar do tempo; veja a lista completa — Foto: Reprodução/Getty Images Aparelhos antigos: relembre alguns deles
A nostalgia toma conta quando o assunto são os anos 80 e 90. Com tantos elementos que nos remetem a esse passado — como os eletrodomésticos e suas estéticas marcantes —, é sempre bom relembrar modelos que já não são mais utilizados ou que passaram por avanços tecnológicos, como as geladeiras, televisões, fogões e liquidificadores, por exemplo. Confira!
- Geladeiras coloridas
- Ferro de passar roupa antigo
- Liquidificador manual
- Máquina de lavar enxuta
- Fogão a carvão
- Televisores de tubo
- Ventilador de mesa antigo
- PC antigo de tubo
- Vídeo cassete (VHS)
- Telefone de disco
Nos anos 80 e 90, ter uma geladeira colorida em casa era extremamente estiloso. Ao contrário dos padrões atuais, dominados por modelos inox ou brancos, naquela época era super comum encontrar refrigeradores amarelos, vermelhos, azuis, verdes, entre outras cores. Além disso, detalhes arredondados e cromados também faziam parte do design.
Geladeira retrô antiga: modelos eram coloridos — em amarelo, vermelho, azul e mais — e tinham design arredondado — Foto: Reprodução/Reddit e OLX ão tão modernos quanto os ferros de passar atuais, os aparelhos das décadas de 1980 e 1990 eram mais simples, muito pesados e menos seguros. Normalmente feitos de alumínio ou ferro, eram bastante ineficientes se comparados às opções disponíveis hoje. Com menos recursos tecnológicos, era necessário umedecer as roupas para facilitar o trabalho, que ainda assim era complicado e exigia muito cuidado para não queimar os tecidos. Lembra de ver um desses na casa da sua avó?
Ferro antigo não oferecia recursos como sistema antigotejamento, bases antiaderentes e outras tecnologias que facilitam a passagem das roupas — Foto: Foto: Reprodução/Internet Os liquidificadores manuais foram uma novidade nas décadas de 1980 e 1990. Funcionavam por meio de uma manivela ou alavanca, que precisava ser girada manualmente para movimentar as pás e bater os alimentos. O esforço físico necessário tornava a tarefa desafiadora, especialmente para pessoas idosas ou com limitações.
Liquidificador manual — Foto: Foto: Reprodução/Internet 4. Máquina de lavar Enxuta
Esse é um dos aparelhos mais nostálgicos da lista. Fabricada pela empresa brasileira Enxuta, essa máquina de lavar era semiautomática e feita de um plástico resistente. Ficou conhecida pelo design simples — geralmente nas cores branca ou bege — e pela grande durabilidade. Funcionava com um motor que girava um agitador no fundo, e era necessário enchê-la com água e esvaziá-la manualmente, o que contrasta bastante com as máquinas atuais, cheias de tecnologias voltadas para a praticidade.
Máquina de Lavar Enxuta Futura — Foto: Divulgação/OLX Muito parecido com os antigos fogões a lenha, o fogão a carvão fez grande sucesso no passado, antes da popularização dos modelos a gás ou elétricos. Ele funcionava por meio de uma chapa de metal posicionada sobre um compartimento onde o carvão era colocado e queimado na parte superior — algo semelhante a uma churrasqueira, mas com design e finalidade distintos. À medida que o carvão era consumido pelo fogo, as panelas iam se aquecendo.
Fogão a carvão — Foto: Foto: Reprodução/Internet As crianças do início do século XXI ainda tiveram a oportunidade de ver alguns desses modelos de perto, antes que as TVs de tela plana dominassem o mercado. Conhecidas por simbolizarem a modernidade e o progresso tecnológico alcançado no final do século passado, as televisões funcionavam por meio de um tubo de vidro selado a vácuo, no qual um canhão de elétrons disparava feixes que atingiam uma tela revestida com fósforo, formando as imagens. No início, exibiam apenas imagens em preto e branco, mas com o tempo passaram a transmitir em cores. Quem não se lembra de passar horas assistindo a um desenho ou filme em uma dessas?
TV-de-tubo-na-home — Foto: Reprodução/DTV.org 7. Ventilador de mesa antigo
Com hélices de metal ou plástico, design simples e um botão para ajustar a velocidade, os ventiladores de mesa eram comuns em muitos lares. A grade de proteção, no entanto, não era muito segura e causava diversos acidentes, principalmente com crianças e animais. Além disso, eram bastante conhecidos pelo barulho que faziam durante o funcionamento.
Ventilador Antigo — Foto: Foto: Divulgação/Freepik Outro aparelho que desperta muita nostalgia é o PC de tubo, facilmente reconhecido pela clássica cor bege — que escurecia com o tempo, especialmente se não fosse protegido por uma capa. Robustos, pesados, barulhentos e lentos se comparados aos modelos atuais, esses computadores demoravam a ligar e rodavam sistemas operacionais mais simples, como o Windows 98.
Ainda assim, deixaram boas memórias, especialmente pela internet discada — considerada o "auge" da tecnologia na época — e dos joguinhos clássicos, como Campo Minado e 3D Pinball, que marcaram a infância de muita gente.
Computador antigo tubo — Foto: Reprodução/Freepik Também conhecido como o "pai do DVD" e dos streamings, o videocassete foi o primeiro equipamento eletrônico a popularizar a reprodução de filmes e séries nas casas. As fitas possuíam um sistema de gravação e reprodução, o que incentivou as idas às locadoras para escolher filmes. O VHS também foi muito utilizado para reproduzir vídeos familiares, com memórias de aniversários, casamentos e formaturas.
Assistir filmes pelo videocassete foi a diversão de muitas pessoas durante décadas — Foto: Divulgação/Philips Por fim, o último item da lista foi também um dos mais usados no final do século passado: o tradicional telefone de disco. Ele vinha com um fone robusto e um fio espiral enrolado. Para discar um número, o processo era bastante lento — e, se você errasse algum dígito, era preciso recomeçar tudo do zero.
O telefone ficava em um lugar fixo da casa, e para fazer a ligação era necessário girar um disco rotativo com furos para os dedos, girando cada número até o fim. Esses telefones geralmente vinham nas cores vermelha, verde, azul, preta ou bege.
Telefone de disco sobre mesa — Foto: Reprodução/Freepik Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
27
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/q/T/oBBAi6QzSHx48cxo9Ghg/d-nq-np-2x-716671-mla83820981341-042025-f.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro