1 mês atrás 25

Queda de avião na Índia inspira projeto de airbag em aviões com uso de IA

Por que não deve funcionar

As próprias imagens de divulgação, feitas com inteligência artificial, não parecem ser algo verossímeis, apesar do discurso. Em um primeiro momento, seria necessária uma séria alteração estrutural na aeronave para suportar os novos sistemas, deixando de lado a ideia as aeronaves antigas, que não poderiam receber o Renascimento.

O tamanho do airbag necessário seria enorme, e todo o seu sistema teria muito peso, tornando o voo impraticável, pois teria de ter menos passageiros ou consumir muito mais combustível. Ainda sobre esse sistema, ele teria de ser acionado por explosivos, o que não é muito seguro de ser levado a bordo de um avião (se houver o acionamento acidental, o avião cairia de uma altitude muito maior, por exemplo).

Os revestimentos com líquidos não newtonianos também não fazem sentido. Para explicar o que são esses líquidos, podemos fazer uma analogia com uma piscina cheia de amido ou maisena: em repouso, o líquido é flexível, mas, ao sofrer impacto, fica rígido. Não parece que, durante a queda, uma estrutura mais rígida seja viável, já que causaria uma forte desaceleração dos corpos, causando o impacto dos órgãos internos contra a caixa torácica e outras estruturas ósseas.

Ideias como essa podem até parecer disruptivas, mas tendem ao fracasso em pouco tempo. É o mesmo que sugerir que um avião comercial de grande porte tenha paraquedas, pois o tecido teria de ser maior do que um campo de futebol (e aonde ele iria dentro do avião?).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro