1 semana atrás 8

Quem inventou o chuveiro elétrico? Saiba história, quais países usam e mais

Água e eletricidade juntas? Isso mesmo, a ideia de inventar um chuveiro elétrico, que parecia não fazer sentido, funcionou, e o aparelho se tornou indispensável em muitos lares no país e ao redor do mundo desde meados do século passado. O inventor: um brasileiro. Na Europa, o chuveiro a gás já havia sido inventado, mas foi em terras brasileiras, especificamente no interior de São Paulo, na década de 1930, que o chuveiro elétrico moderno tornou-se realidade.

Hoje, o chuveiro elétrico é um item básico na casa da maioria dos brasileiros. Por sua versatilidade, ele oferece suporte em qualquer região e em todos os orçamentos e desejos, seja para quem deseja banhos mais sofisticados ou quem quer apenas uma água aquecida. Pra você entender melhor toda a história por trás dessa invenção que mudou a vida dos brasileiros, o TechTudo trouxe todos os detalhes de como um brasileiro mudou as nossas vidas. Confira logo abaixo.

 Divulgação Chuveiro elétrico foi inventado por um brasileiro, na década de 1930 — Foto: Divulgação

Você provavelmente usa o chuveiro elétrico todos os dias, mas não sabia que ele havia sido inventado por um brasileiro. Confira os tópicos do texto para conhecer melhor a história por trás desse eletrodoméstico tão amado.

  1. Quem inventou o chuveiro elétrico?
  2. Como funciona o chuveiro elétrico?
  3. Quais países usam chuveiro elétrico?

1. Quem inventou o chuveiro elétrico?

Francisco Canhos foi o inventor do chuveiro elétrico, em sua oficina localizada em Jaú, interior de São Paulo, por volta de 1930. Segundo seu genro, Heraldo Leonell, a ideia teria surgido devido à necessidade de Canhos de cuidar de seu pai, que, acometido de uma doença reumática, necessitava de banhos quentes. Foi então que, segundo Heraldo, o sogro, já conhecido por suas invenções, resolveu desenvolver o aparelho.

Foi desmontando um ferro elétrico, já existente à época, que Francisco percebeu que o objeto funcionava por meio de um resistência, e passou a colocar em canos para testar. Após algumas tentativas, ele conseguiu chegar ao primeiro modelo, possuindo um seletor que precisava ser acionado assim ao passar da água pelo cano. Ainda de acordo com seu genro, Canhos foi o pioneiro em automatizar o chuveiro.

 Reprodução/Facebook/Memórias de Jahu O brasileiro Francisco Canhos criou o primeiro modelo de chuveiro elétrico do mundo — Foto: Reprodução/Facebook/Memórias de Jahu

2. Como funciona o chuveiro elétrico?

Quando você abre o seu chuveiro elétrico, a água da tubulação alcança o compartimento do eletrodoméstico, entra em contato com um componente chamado diafragma, pressionando-o, que, por sua vez, aciona a resistência elétrica. A resistência, então, energiza e aquece a água do banho, de acordo com a sua escolha: modos Verão ou Inverno. Se o aparelho estiver no modo Desligado, esse processo não ocorre.

Para que o usuário consiga usar seu aparelho sem transtornos ou acidentes, a instalação precisa ser feita por um profissional, pois, embora a maior parte da corrente elétrica siga em direção ao resistor e não para a água, é importante que o chuveiro possua um aterramento. Isso porque, um fio terra oferece um caminho para a chamada eletricidade de fuga, provocada, por exemplo, por problemas de isolamento e demais sobrecargas de energia.

 Reprodução/Freepik (EyeEm) O chuveiro elétrico precisa ser instalado por um profissional — Foto: Reprodução/Freepik (EyeEm)

3. Quais países usam chuveiro elétrico?

Além do Brasil, alguns países da América Latina, como Peru, Paraguai e Bolívia, assim como recentemente certos países da África como o Quênia, por exemplo, utilizam o chuveiro elétrico. Em outros países, principalmente os frios, aquecedores e demais sistemas a gás costumam ser utilizados a partir de normas técnicas locais e internacionais. Por fim, na Europa, o uso de resistência exposta, ou seja, que fica em contato com a água, é proibido por leis nacionais.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro