Fotos com traços do Studio Ghibli viralizaram na última semana após o ChatGPT integrar um gerador de imagens ao modelo GPT-4o, a versão mais avançada da ferramenta de inteligência artificial (IA). Embora apenas assinantes possam usar o recurso atualmente, a trend despertou curiosidade nas redes sociais sobre os filmes do estúdio japonês — e polêmicas sobre à cópia do trabalho de artistas.
Diante disso, o TechTudo selecionou os principais longas originais do Studio Ghibli para você assistir agora mesmo e se inspirar para fazer novas imagens. Vale lembrar que todos foram dirigidos pelo lendário Hayao Miyazaki, que, em 2016, chegou a definir a criação de animações com IA como "um insulto à própria vida". Confira abaixo.
Saiba onde assistir agora aos filmes do Studio Ghibli — Foto: Divulgação/Netflix Criando fotos de Studio Ghibli? Veja filmes do estúdio para assistir hoje
- A Viagem de Chihiro (2001)
- Meu Amigo Totoro (1988)
- O Castelo Animado (2004)
- Princesa Mononoke (1997)
- O Castelo no Céu (1986)
A Viagem de Chihiro (2001)
A Viagem de Chihiro acompanha Chihiro, uma menina de 10 anos que se perde após atravessar um túnel e acaba em um mundo habitado por espíritos, onde seus pais são transformados em animais. Para salvá-los e conseguir escapar, a jovem precisa trabalhar em uma casa de banhos sobrenatural, abandonando aos poucos a inocência da infância.
A obra-prima de Hayao Miyazaki é o único filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Animação, em 2002. O longa também conta com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,6 no IMDb. Está disponível para assinantes da Netflix.
A Viagem de Chihiro é considerada uma das maiores obras de animação de todos os tempos — Foto: Reprodução/IMDb Símbolo do Studio Ghibli, Meu Amigo Totoro conta a história de duas irmãs que se mudam para o campo para ficar perto da mãe, que está internada devido a uma doença grave. Lá, elas conhecem espíritos da floresta, incluindo o icônico Totoro, um gato gigante que as leva a aventuras fantásticas enquanto os pais estão fora.
A animação infantil, lançada em 1988, tem nota 8,1 no IMDb, além de 93% de aprovação dos críticos e 94% da audiência no Rotten Tomatoes. O filme também está disponível no catálogo da Netflix.
Meu Amigo Totoro se tornou literalmente símbolo do Studio Ghibli — Foto: Reprodução/IMDb Lançado em 2004, O Castelo Animado é baseado no livro homônimo da escritora inglesa Diana Wynne Jones (1934 – 2011). Na trama, a jovem Sophie trabalha na loja de chapéus de seu falecido pai, mas é amaldiçoada por uma bruxa e envelhece repentinamente. Sua única esperança de reverter o feitiço é buscar ajuda do excêntrico mago Howl, que vive em um castelo flutuante no céu.
A produção, disponível na Netflix, foi indicada ao Oscar de Melhor Animação em 2006, mas perdeu para Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais. No IMDb, o filme tem nota 8,2, além de contar com 87% de aprovação da crítica e 93% do público no Rotten Tomatoes.
O Castelo Animado segue a história de uma jovem que foi amaldiçoada a envelhecer subitamente — Foto: Divulgação/Netflix Após um hiato de cinco anos como diretor, Miyazaki retornou com Princesa Mononoke, de 1997. O filme acompanha Ashitaka, príncipe de uma aldeia que parte em busca da cura para uma maldição. Durante sua jornada, ele se envolve em uma guerra entre os espíritos da floresta e mineradores que exploram a região, conhecendo a enigmática Princesa Mononoke.
Disponível na Netflix, o longa do Studio Ghibli possui nota 8,3 no IMDb enquanto conta com 93% de aprovação da crítica e 94% do público no Rotten Tomatoes.
Princesa Mononoke é um dos longas clássicos do Studio Ghibli e está disponível na Netflix — Foto: Reprodução/IMDb O Castelo no Céu foi lançado em 1986, um ano após a fundação do Studio Ghibli. Na história, a órfã Sheeta é sequestrada pelo coronel Muska, um vilão atrás de tesouros da misteriosa ilha flutuante de Laputa. Após um acidente de avião, porém, ela sobrevive graças a uma joia azul mágica e conhece o jovem Pazu. Agora eles embarcam em uma jornada para encontrar Laputa antes dos militares.
Embora não seja tão popular quanto outras obras de Miyazaki, o filme conquistou status de cult e hoje tem nota 8 no IMDb, além de 96% de aprovação da crítica e 91% do público no Rotten Tomatoes. Assinantes da Netflix podem assisti-lo pelo serviço de streaming.
O Castelo no Céu mostra a jornada de um jovem mineiro e uma garotinha em busca de uma ilha flutuante — Foto: Reprodução/IMDb
Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro