O WhatsApp não tem um espaço para armazenamento de arquivos deletados, mas, mesmo assim, permite ver mensagens apagadas do aplicativo. A ação pode ser executada a partir de ferramentas nativas do próprio app, disponível para celulares Android e iOS, como o backup das mensagens ou a função de desfazer a exclusão de mensagens. Contudo, esses recursos não oferecem uma recuperação total dos arquivos apagados. Para isso, muitos usuários recorrem a aplicativos e plataformas não oficiais, que comprometem tanto o smartphone quanto os dados sensíveis. No texto a seguir, entenda os riscos da prática de ver as mensagens apagadas do WhatsApp.
Quer ver mensagens apagadas do WhatsApp? Entenda riscos da prática — Foto: Mariana Saguias/TechTudo É possível ver mensagens apagadas do WhatsApp?
É possível ver mensagens apagadas do WhatsApp, mas com limitações. Por meio do backup do mensageiro, o usuário consegue recuperar a conversa apagada. Para isso, o backup automático do app deve estar ativado para o conteúdo ser salvo na nuvem. Feito isso, o usuário deve desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente. Assim que abrir o app, basta tocar em "Restaurar Backup". Vale ressaltar que só serão recuperadas mensagens "salvas" pela cópia em nuvem. Desse modo, qualquer mensagem apagada antes da ação é perdida para sempre.
Além disso, se o usuário apagou um conteúdo por engano utilizando a opção "Apagar Para Mim", o WhatsApp permite que a ação seja rapidamente desfeita. Ao concluir a exclusão da mensagem, a plataforma, por meio de um alerta, oferece a opção de reverter a ação clicando no botão "Desfazer". No entanto, essa ação também não permite ao usuário ver mensagens apagadas definitivamente.
O WhatsApp não possui uma lixeira como a existente em computadores ou em alguns aplicativos de smartphone, como a galeria de imagens, por exemplo. Dessa forma, os usuários não conseguem visualizar ou restaurar arquivos apagados no mensageiro. Contudo, como mencionado no tópico anterior, existem meios que possibilitam o acesso a arquivos recentemente deletados do aparelho. Há, também, meios alternativos para ver mensagens apagadas do mensageiro, mas a prática traz riscos aos usuários. Entenda mais sobre isso no tópico abaixo.
Usuários podem ver mensagens apagadas com o auxílio do backup do WhatsApp — Foto: Isadora Lima/TechTudo Quais os riscos de ver mensagens apagadas do WhatsApp?
Para ver as mensagens apagadas do WhatsApp, muitos usuários recorrem a aplicativos que, de alguma forma, conseguem acessar e armazenar os dados do mensageiro. Esses apps funcionam como uma espécie de backup paralelo, não oficial, violando as diretrizes da plataforma sobre privacidade. O TechTudo não recomenda o uso de aplicativos ou plataformas de terceiros, já que eles podem trazer riscos severos aos usuários. Confira alguns, abaixo.
- Conta do WhatsApp pode ser banida: o uso desses recursos, plataformas ou ferramentas infringe as diretrizes da política de uso do WhatsApp. Se a Meta identificar atividades suspeitas que violem essa política, ela pode banir o usuário permanentemente;
- Malwares e vírus: por não serem de fontes oficiais, as plataformas que oferecem o serviço de visualização das mensagens apagadas podem estar infectados com vírus ou malwares, colocando em risco não só o dispositivo como também os dados dos usuários;
- Exposição de dados sensíveis: o uso dessas ferramentas compromete a segurança de sensíveis, deixando os usuários vulneráveis a ataques hackers ou vazamentos. Esses dados expostos sem consentimento podem ser utilizados por cibercriminosos para aplicar golpes.
Veja também: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?
Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
27
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Z/aVZJF3S1Sya9AxBiMGWQ/fernandopodolski-31-.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/d/68zSajQ9ixHVhScniekg/black-friday-2-1-.png)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/c/r/QvBxkBTEC98ydlzZv2Og/capa-1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro