8 meses atrás 20

Reação da embaixadora da Ucrânia chama a atenção no bate-boca entre Trump e Zelensky; veja VÍDEO

A discussão começou após uma pergunta sobre a Polônia e a aproximação do presidente americano com a Rússia.

Durante o clima tenso, com Trump elevando a voz para Zelensky, Oksana, com ar desapontado, é vista abaixando a cabeça e levando as mãos ao rosto. Veja vídeo acima.

Em troca de segurança contra a Rússia, Trump quer garantir que os Estados Unidos possam explorar os materiais raros presentes em solo ucraniano, também conhecidos como o 'ouro do século 21'.

Veja trechos do bate-boca entre Trump, Zelensky e JD Vance (vídeo legendado)

Veja trechos do bate-boca entre Trump, Zelensky e JD Vance (vídeo legendado)

O bate-boca começou nos dez dos 45 minutos finais em que os dois presidentes se encontraram no Salão Oval da Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou Putin de "assassino".

O vice-presidente americano JD Vance disse: "Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana". Quando Zelensky tentou responder, Trump levantou a voz:

"Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.

"Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos", disse Trump. Os EUA são aliados da Ucrânia na guerra.

Após o encontro, Trump fez um post na rede social TruthSocial em que diz que Zelensky desrespeitou os EUA no Salão Oval e que poderá voltar quando estiver pronto para a paz.

Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters

A fala ocorreu antes da assinatura de um acordo de exploração de terras raras na Ucrânia. O leste do território ucraniano, invadido por Moscou, é rico em minerais valiosos, e o acordo ambicionado pelos EUA previa lucrar com a exploração dos mesmos.

Mais cedo, o presidente americano havia chamado o acordo de "bem justo" e um "grande compromisso" para os EUA. Trump também disse que teve boas discussões com o presidente russo, Vladimir Putin, nos últimos dias.

Europa manifesta apoio à Ucrânia depois de bate-boca de Trump com Zelensky

Europa manifesta apoio à Ucrânia depois de bate-boca de Trump com Zelensky

 Trump recebe Zelensky, sobe o tom e zomba de líder ucraniano

Bate-boca na Casa Branca: Trump recebe Zelensky, sobe o tom e zomba de líder ucraniano

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro