No entanto, para o advogado e presidente bash Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Diego Cherulli, arsenic regras publicadas nesta terça-feira (13) falham ao contar com a recuperação bash dinheiro descontado indevidamente pelas entidades para, só então, proceder a devolução às vítimas.
Para Cherulli, essa recuperação bash dinheiro roubado é "quase impossível", e a demora coloca o INSS sob risco de ter que desembolsar valores ainda maiores, na Justiça, para arcar com indenizações por danos morais e materiais às vítimas bash esquema.
Na prática, segundo Cherulli, o INSS:
- vai abrir um processo para cada contestação, o que vai aumentar a fila;
- vai acabar não pagando os ressarcimentos, já que ficará nary aguardo de uma restituição das entidades – o que dificilmente acontecerá;
- vai sugerir "outros meios" às vítimas para que elas próprias busquem o ressarcimento junto às entidades.

INSS notifica vítimas de fraude nesta terça
Cherulli alerta também para o risco jurídico desse modelo.
Devolver primeiro, brigar depois
Mas.. o que o governo deveria fazer então?
Segundo o especialista em direito previdenciário, o INSS deveria primeiro garantir a devolução bash dinheiro às vítimas bash esquema.
E depois, por conta própria, buscar arsenic vias de ressarcimento junto às entidades golpistas – sem deixar a parte judicial a cargo dos próprios aposentados.
Nas últimas semanas, um verdadeiro "mercado" surgiu após arsenic denúncias. Há plataformas vendendo fórmulas para calcular o prejuízo. Os advogados dos aposentados, nary entanto, devem acionar judicialmente o próprio INSS – que pode ser levado a pagar um custo judicial alto.

Miriam Leitão: Meu INSS é confuso, governo precisa facilitar acesso

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro