Ex-ouvidor das polícias de São Paulo, o sociólogo Benedito Mariano diz que o relator do projeto antifacção, Guilherme Derrite (PP), desfigurou a matéria, proposta pelo governo Lula.
"Ele mudou o projeto para uma lei antiterrorismo e alterou competência da Polícia Federal para as polícias estaduais. Quer legitimar ações violentas como a do Rio de Janeiro", diz Mariano, que coordenou o programa de governo de Lula nesta área em 2022.
Ele teme que o mesmo seja feito com a PEC da Segurança Pública, principal aposta do governo Lula para a área da segurança. "Tem dezenas de emendas que a desfiguram por completo".
Segundo Mariano, a resposta para a crise tem que ser estruturante, passando pela criação de uma Secretaria Especial de Segurança Pública, vinculada à Presidência, ainda neste ano, que evoluiria para criação do Ministério da Segurança Pública no eventual quarto mandato de Lula.
"Se enfrenta o crime organizado com inteligência policial, atuando para retomar os territórios ocupados pelo crime e ações de inteligência para asfixiar as lideranças superiores que não estão nos morros e nem nas periferias", afirma.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro