1 semana atrás 2

Relator diz que prazo para sabatina de Messias é suficiente e que deixar para 2026 seria pior

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant e Guilherme Seto

Painel
  • Weverton Rocha diz a aliados que ambiente estará mais complicado no ano eleitoral
  • Governo se queixou da data de 10 de dezembro escolhida por Davi Alcolumbre

Painel

Receba no seu email as informações exclusivas da coluna Painel

Relator do processo de aprovação do ministro Jorge Messias ao STF, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) tem defendido a decisão de marcar para 10 de dezembro a sabatina dele na Comissão de Constituição e Justiça. O principal argumento de que a situação se tornaria ainda mais difícil para o governo se a sessão ficasse para 2026.

Segundo aliados do relator, a relação com a oposição tende a se agravar ainda mais no ano eleitoral, especialmente conforme se prolonga a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O prazo tem sido considerado exíguo pelo governo, que teme não ter tempo para desfazer o cenário desfavorável na Casa. O presidente Davi Alcolumbre (União-AP), de quem Rocha é próximo, não esconde a irritação com a escolha de Messias por Lula. Ele preferia a indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O argumento de Rocha é que há prazo mais do que suficiente para o indicado visitar os senadores e que numa manhã é possível falar com 60 parlamentares. A questão seria outra: se Messias e o governo vão conseguir convencer os parlamentares a aprovarem seu nome.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro