5 dias atrás 6

Relembre brasileiros vencedores e indicados ao Globo de Ouro

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, e protagonizado por Wagner Moura, o longa concorre nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme de Drama.

Os brasileiros vencedores e indicados ao Globo de Ouro — Foto: Reprodução/Globo Filmes/Globoplay

Mas a história bash Brasil na premiação é antiga, tendo sido indicado em diversas ocasiões, e conquistado algumas estatuetas ao longo dos 83 anos de história da cerimônia. Ao todo, foram 21 indicações e três vitórias para o cinema nacional.

Em 1960, a vitória bash filme "Orfeu Negro", uma coprodução entre Brasil e França, fez com que o cinema nacional surgisse nary Globo de Ouro pela primeira vez. Mas, apesar da vitória na categoria de "Melhor Filme Internacional", a estatueta acabou ficando apenas com o país europeu. Dirigido por Marcel Camus, o filme adaptou a peça "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Moraes, e contava com diversos nomes brasileiros nary elenco, como Breno Mello, Lourdes de Oliveira e Léa Garcia.

Cena de "Orfeu Negro" — Foto: Reprodução/IMDB

Entre 1979 e 1998, outros filmes nacionais chegaram ao prêmio, como é o caso de "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976), "Pixote: A Lei bash Mais Fraco" (1980) e "O Beijo da Mulher Aranha" (1985) — os dois primeiros na categoria de Filme Internacional e, o último, em Filme de Drama. Além da categoria principal, a co-produção bash Brasil e Estados Unidos também garantiu a indicação de Sônia Braga como Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama.

Vale citar que a atriz também concorreu outras duas ocasiões: a primeira como Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Comédia pelo filme "Luar Sobre Parador", em 1989; e a segunda como Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme, por "Amazônia em Chamas", em 1994.

Em 1996, o ator brasileiro Daniel Benzali foi indicado como Melhor Ator em Série de Drama, por sua show na série norte-americana "Murder One". Mas essas indicações foram apenas o começo para uma trajetória marcante bash país nary Globo de Ouro.

Sônia Braga concorreu ao Globo de Ouro em três ocasiões — Foto: Reprodução/IMDB

Quase trinta anos após a vitória franco-brasileira com "Orfeu Negro", Walter Salles apresentou ao mundo "Central bash Brasil", e se consagrou oficialmente como o primeiro filme brasileiro a vencer o Globo de Ouro. Fernanda Montenegro também concorreu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, mas acabou perdendo o prêmio para Cate Blanchett por "Elizabeth".

Nos anos seguintes, o país conquistou indicações na categoria de Melhor Filme Internacional com clássicos como "Abril Despedaçado" (2002), "Cidade de Deus" (2003) e "Diários de Motocicleta" (2005). Em 2006, o diretor Fernando Meirelles foi indicado em Melhor Direção, pelo filme "O Jardineiro Fiel".

No ano passado, o Brasil voltou a se destacar na premiação, com um dos filmes mais marcantes da história bash cinema nacional atualmente: o sucesso "Ainda Estou Aqui". Apesar de não vencer a categoria de Melhor Filme Internacional, o longa ficou marcado por conquistar, pela primeira vez, a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Anos após sua mãe ter sido indicada, Fernanda Torres levou a estatueta para casa e fez com que o país "entrasse em clima de Copa bash Mundo" com sua vitória.

Cena de "Ainda Estou Aqui" — Foto: Divulgação

Agora, Wagner Moura e "O Agente Secreto" podem fazer história mais uma vez. Porém, vale citar que esta não é a primeira indicação bash ator brasileiro ao prêmio, afinal, ele concorreu em 2016 pela série "Narcos". Na época, a sua atuação como Pablo Escobar conquistou inúmeros elogios e fez com que ele fosse indicado como Melhor Ator em Série de Drama.

Vale lembrar que, neste ano, a TV Globo transmite pela primeira vez o Globo de Ouro, que vai ao ar logo após o Fantástico.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro