4 semanas atrás 6

Rivais, Trump e Zohran Mamdani se reúnem na Casa Branca

Depois, os jornalistas foram convocados ao Salão Oval, onde Mamdani e Trump aguardavam.

"Nós acabamos de ter uma reunião muito boa, muito produtiva. Nós temos uma coisa em comum: nós queremos que a cidade que ambos tanto amamos vá muito bem. Quero parabenizar o prefeito, ele fez uma campanha incrível contra adversários muito fortes e inteligentes", iniciou Trump.

O presidente americano, que chegou a chamar Mamdani de "comunista" ao anunciar a reunião, também surpreendeu ao mudar totalmente o tom e garantiu que irá ajudar o prefeito a tirar do papel alguns de seus projetos, como a criação de moradias acessíveis.

"Vou ajudar Mamdani. Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico... E nós vamos ajudá-lo a realizar o sonho de todos", afirmou.

Em posts na rede social X, antes da liberação da entrada da imprensa, o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, ironizou a espera dos jornalistas e postou fotos feitas pela janela.

O encontro estava cercado de grande expectativa, já que os dois são adversários políticos declarados e trocaram muitas críticas ao longo dos últimos meses.

A eleição de Mamdani, no início do mês, representou uma derrota política para Trump. O presidente tentou interferir na disputa ao demonstrar apoio ao outro candidato, Andrew Cuomo, pregar voto contra o democrata e ameaçar cortar verbas federais caso ele fosse eleito.

Mamdani já vinha afirmando que não se deixaria intimidar pelas ameaças de Trump e disse que poderia questionar na Justiça eventuais medidas do governo federal contra Nova York.

No discurso de vitória, Mamdani mandou recados a Trump.

“Donald Trump, sei que você está assistindo. Aumente o volume! Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou”, disse.

Zohran Mamdani, o socialista, muçulmano e tiktoker favorito à prefeitura de Nova York

Zohran Mamdani, o socialista, muçulmano e tiktoker favorito à prefeitura de Nova York

Após a eleição, Trump chegou a dizer que talvez ajudará o democrata a governar. Depois, afirmou que os americanos “perderam um pouco da soberania em Nova York” com a vitória de Mamdani, mas disse que “cuidará disso”.

“Comunistas, marxistas, socialistas e globalistas tiveram a chance deles e entregaram nada além de desastre. E agora vamos ver como um comunista se sai em Nova York. Vamos ver como isso vai acabar. E nós vamos ajudá-lo. Queremos que Nova York tenha sucesso. Vamos ajudá-lo um pouquinho, talvez”, afirmou, na época.

Mamdani assume o cargo mais alto da maior cidade dos EUA no próximo dia 1º de janeiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro