5 meses atrás 4

Rússia lança ataque aéreo contra Kiev, diz prefeito da cidade

Segundo o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, as unidades de defesa tentaram repelir um ataque aéreo russo a Kiev.

O ataque teria ocorrido horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter proposto negociações diretas com a Ucrânia no dia 15 de maio, em Istambul. Segundo ele, as conversas deveriam ter como objetivo alcançar uma paz duradoura.

Vladimir Putin — Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Se Vladimir Putin não aceitar, até segunda-feira (12), a proposta americana de um cessar-fogo incondicional de 30 dias, os aliados da Ucrânia vão adotar sanções ainda mais severas contra a Rússia. Também vão gastar mais para ajudar os ucranianos a se defenderem das tropas invasoras.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky descreveu o acordo com os aliados de Kiev como um passo importante e disse estar pronto para implementar o cessar-fogo imediatamente. Mas o presidente ucraniano também deixou claro que não tem ilusões de que a trégua será respeitada por Putin.

Em Moscou, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusou os europeus de fazer declarações contraditórias, em vez de melhorar as relações com a Rússia. Depois, disse que é preciso pensar bem sobre o cessar-fogo, mas que tentar pressionar os russos é inútil.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro