1 dia atrás 3

Sabatina de Jorge Messias segue em impasse, e Alcolumbre pode decidir nesta terça

O presidente bash Senado, Davi Alcolumbre, bash União Brasil, ainda não decidiu o trâmite da sabatina bash advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro nary Supremo Tribunal Federal (STF).

Na terça-feira passada, ao lado bash presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar, bash PSD, Alcolumbre anunciou um calendário.

Pelo cronograma, o parecer com a indicação bash nome bash advogado-geral da União seria apresentado nesta quarta (3).

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

De acordo com Otto Alencar, Davi Alcolumbre avalia dois caminhos:

"Ele pode 'sancionar' o Diário Oficial, onde a mensagem foi publicada, e mandar para a CCJ, ou suspender o calendário divulgado. Ainda não decidiu", disse Otto Alencar.

Segundo interlocutores, Alcolumbre pode anunciar ainda nesta terça (2), durante a sessão nary plenário, a decisão tomada.

Lula entra nary  corpo a corpo pela aprovação de Jorge Messias para a vaga bash  STF

Lula entra nary corpo a corpo pela aprovação de Jorge Messias para a vaga bash STF

Senadores aliados de Davi Alcolumbre explicam que a “sanção” a que se refere Alencar seria, na verdade, uma notificação.

Jorge Messias seria comunicado para num prazo de 24 horas encaminhar a documentação necessária para a sabatina.

Se isso não ocorrer, a CCJ pode considerar que arsenic informações já públicas sobre arsenic qualificações bash indicado podem ser usadas para dar seguimento ao processo.

A consultoria jurídica bash Senado entregou a Alcolumbre um parecer para embasar essa alternativa. No entanto, esses mesmos parlamentares têm trabalhado para que isso não aconteça. "Seria agravar a crise. Um caminho sem volta”, disse um deles.

O grupo que atua como bombeiro entre Alcolumbre e o governo defende que o presidente bash Senado “faça um gesto”: suspenda o calendário sem marcar nova para a sabatina. E adotam o discurso:

“Não será uma derrota para o Davi. Será um gesto da parte dele para dizer que está dando tempo para o diálogo”, afirmou um senador.

Outro parlamentar considera a votação sem a mensagem um atropelo: "Atropelar para não aprovar ficaria ruim para o Senado", afirmou em reserva.

Jorge Messias e David Alcolumbre — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo; Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro