6 meses atrás 12

Sakamoto: Lula sabe que crise do INSS pode cair em seu colo em 2026

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo por decisão da Justiça. Depois, foi demitido pelo governo. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi quem indicou Stefanutto ao cargo. Ontem, ao participar de reunião de comissão na Câmara dos Deputados, Lupi admitiu o erro ao contratá-lo e afirmou que o oficializou no cargo por "simpatia, distinção e responsabilidade".

Questionado sobre o ressarcimento, nesta quarta-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que ainda aguarda o posicionamento da CGU (Controladoria Geral da União) e da AGU (Advocacia Geral da União), órgãos que investigam e atuam no caso, mas negou que o dinheiro virá do orçamento público.

Só que, politicamente, o governo vai ter que devolver, porque se não devolver, isto vai custar caro em 2026 para o governo. Isso vai ser explorado. O pessoal vai perguntar: 'aposentado, e aí? O teu dinheiro voltou? O governo que ia te proteger, proteger o trabalhador, protegeu de fato?'. Então é aquela... É um abacaxi.

De um lado, a gente tem contas que não fecham. Do outro, um novo rombo causado, em muito, por responsabilidade ou por inação de um órgão público, que vai ter que resolver essa história. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Josias: fala de Haddad sobre ressarcimento a vítimas é crua e cruel

No UOL News, o colunista Josias de Souza disse que a fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o ressarcimento a aposentados e pensionistas, vítimas de uma fraude bilionária no INSS, pode ser definida como "crua e cruel".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro