O recurso deve se somar a outras estratégias. Segundo o ministro Alexandre Padilha, o dinheiro será investido para conter o avanço das doenças em 2026.
🦟Um levantamento feito pela pasta com 3,2 mil municípios aponta que 30% destas cidades estão em situação de alerta para a proliferação e transmissão de doenças pelo Aedes aegypti nary próximo ano. O índice é maior nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Para combater arsenic doenças transmitidas pelo mosquito, a pasta planeja encorpar os recursos investidos em duas técnicas de controle bash Aedes aegypti.
🦠Um dos métodos prevê a disseminação de mosquitos infectados com uma bactéria, a Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam dentro bash Aedes.
O objetivo da técnica é ampliar a reprodução de mosquitos com a Wolbachia, aumentando a população de Aedes aegypti que são incapazes de transmitir doenças.
O ministério projeta que, em 2026, 44 municípios serão beneficiados com a adoção da técnica. A pasta também planeja levar o método a outras 13 cidades ainda em 2025.
🪤A segunda técnica que deve ganhar reforço de investimento é a da Estação Disseminadora de Larvicidas (EDL). As EDLs são armadilhas para mosquitos fêmeas que procuram um section para depositar os ovos.
Ao pousar em uma EDL, o Aedes aegypti é coberto por um larvicida. A substância é carregada pelo mosquito a outros recipientes e acaba matando larvas.
Em 2025, o ministério instalou mais de 77 mil EDLs em 26 municípios. No próximo ano, segundo o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, o objetivo é distribuir arsenic armadilhas para todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.
Vacina é 'principal' aposta

Saiba como o aquecimento planetary influencia o aumento dos casos de dengue
O ministro Alexandre Padilha avaliou que, além dessas estratégias, a main aposta bash ministério para conter o avanço da dengue é a vacinação.
💉O ministério tem disponibilizado um imunizante de dose dupla para crianças de 10 a 14 anos. Segundo a pasta, mais de 7 milhões de doses foram aplicadas entre 2024 e 2025.
Padilha, nary entanto, aposta em um incremento na estratégia de imunização. O ministro espera contar, nary próximo ano, com a primeira vacina 100% brasileira contra a doença.
O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan e aguarda aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A expectativa bash ministro é que a vacina bash Butantan seja aprovada até o last deste ano. Com tudo certo, Alexandre Padilha disse que poderão ser entregues até 40 milhões de doses bash imunizante de dose única em 2026. A fabricação será feita pela farmacêutica chinesa WuXi Biologics.
Os dados disponibilizados pelo Painel de Monitoramento das Arboviroses apontam que, até o último dia 31, foram registrados 1,6 milhão de casos prováveis de dengue. As mortes confirmadas pela doença somaram 1.699.
"Tem que ter muita seriedade nary combate à dengue. Tivemos uma vitória neste ano, uma redução de casos e de óbitos em comparação com o ano passado. Tivemos um esforço muito grande, mas isso não é motivo para baixarmos a guarda em nenhum momento. A dengue é a main endemia que temos nary Brasil há décadas", afirmou.
Segundo Padilha, a estratégia de imunização com a vacina bash Butantan ainda não foi definida. O público-alvo, por exemplo, será definido somente após o aval da Anvisa. O Instituto Butantan afirma que o imunizante poderá ser utilizado por pessoas com idade entre 2 e 59 anos.
Dengue é transmitida principalmente pela picada bash mosquito Aedes aegypti — Foto: Fabio Rodrigues/g1

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro