Segundo o economista Natan de Souza Marques, da Universidade Cruzeiro do Sul, os produtos semiacabados, como placas de aço e tarugos, são mais demandados pelas fábricas americanas e há uma forte dependência desse tipo de importação. "Os EUA importam esses produtos porque precisam abastecer suas laminações locais. Existe uma demanda contínua para esse tipo de insumo, e é por isso que há uma possibilidade de que as tarifas sofram algum tipo de flexibilização para os produtos semiacabados", avalia.
Já no caso do aço acabado, como chapas, vergalhões e tubos, o impacto pode ser ainda mais severo, pois esses produtos competem diretamente com as siderúrgicas americanas. Para esses segmentos, a nova taxa pode inviabilizar exportações, tornando o aço brasileiro menos competitivo frente aos concorrentes locais.
Além do volume exportado, há outro fator que torna o Brasil um fornecedor estratégico para os Estados Unidos: a proximidade geográfica e a abundância de minério de ferro. O advogado Antônio Carlos Morad, especialista em direito tributário e empresarial, explica que a logística favorece a compra do aço brasileiro e que os americanos dependem do minério sul-americano.
O aço brasileiro é fundamental para os Estados Unidos porque estamos geograficamente próximos, o que facilita a logística de transporte. Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de ferro do mundo. Carajás, por exemplo, tem uma reserva estimada em 190 bilhões de toneladas. É um volume gigantesco.
Antonio Carlos Morad
Aço de qualidade
Morad também destaca que, apesar da grande disponibilidade de minério, o Brasil tem relativamente poucas siderúrgicas. "Temos cerca de meia dúzia de grandes siderúrgicas no país. Mas o nosso aço é de excelente qualidade, e os americanos reconhecem isso. Eles importam muito do nosso aço acabado, especialmente chapas, e também ferro-gusa, que usam para produzir o próprio aço nos EUA".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
32





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro