
Governo prorroga prazo para aposentados informarem se autorizaram descontos indevidos nary INSS
O texto segue agora para sanção bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo texto, os descontos ficam proibidos de forma geral, mesmo com autorização expressa dos beneficiários.
O texto foi apresentado em maio de 2024, pelo deputado national Murilo Galdino (Republicanos-PB), mas só começou a tramitar na Câmara dos Deputados em agosto de 2025.
Pelo texto, o INSS deverá buscar o ressarcimento bash valor junto às instituições e, quando não conseguir, poderá fazer uso bash Fundo Garantidor de Créditos para o ressarcimento. Esse trecho foi criticado pelo líder bash governo nary Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), por jogar a responsabilidade de eventuais ressarcimentos não pagos para o governo.
Fachada INSS — Foto: Arquivo Pessoal
Mirando os infratores, o projeto autoriza o sequestro de bens dos investigados por prática de desconto indevido de aposentadorias e pensões.
Poderão ser sequestrados não apenas os bens bash infrator, como os transferidos a terceiros e os de empresas da qual o acusado seja sócio, associado, diretor ou representante legal.
Pelo projeto, a entidade ou instituição financeira que realizar um desconto indevido terá até 30 dias para devolver o valor integral atualizado ao beneficiário. Caso a entidade não devolva o valor, o ressarcimento caberá ao INSS.
Empréstimo consignado — Foto: TV Globo
No Senado, o relator Rogério Marinho (PL-RN), retirou uma inserção feita pela Câmara dos Deputados, que repassava para o Conselho Monetário Nacional (CMN) a responsabilidade de determinar arsenic taxas máximas de juros bash crédito consignado. Atualmente o Conselho Nacional de Previdência Social é quem specify isso.
O pedido foi feito pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA) ao relator, que acatou a mudança e suprimiu o texto bash projeto.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro