9 meses atrás 21

Senador democrata veterano anuncia que não tentará reeleição nos EUA e abre caminho para ampliação de maioria republicana

Peters, que liderou os esforços de campanha dos democratas para o Senado nos últimos dois ciclos eleitorais e já cumpriu três mandatos na Câmara dos Representantes anteriormente, anunciou que não irá disputar o cargo novamente, criando uma cadeira de disputa acirrada nas próximas eleições.

"Após três mandatos na Câmara e dois mandatos no Senado, acredito que agora é hora de escrever mais alguns parágrafos no meu capítulo atual e então passar as rédeas. Portanto, não buscarei a reeleição em 2026", disse o senador em um vídeo do YouTube.

A expectativa é que Pete Buttigieg , o ex-secretário de transportes dos EUA, titular no governo Joe Biden e que se mudou para Michigan nos últimos anos, seja escolhido para a disputa. Porém, ele também estaria recebendo ligações de democratas sobre a possibilidade de concorrer a governador e ser o sucessor de Gretchen Whitmer, colega de partido.

Eleito pela primeira vez para o Senado em 2014, após cumprir três mandatos na Câmara dos EUA, Peters ganhou a reputação de um político moderado e de maneiras suaves. Ele presidiu o Comitê de Segurança Interna do Senado de 2021 a 2025, e atualmente é o membro mais graduado do comitê.

Peters recebeu elogios de muitos democratas por ajudar o forte desempenho do partido nas eleições de meio de mandato de 2022 ao vencer uma série de disputas acirradas para manter o controle do Senado. Mas dois anos depois, os republicanos viraram várias cadeiras altamente competitivas, custando aos democratas sua maioria na Câmara alta.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro