4 horas atrás 2

Serviços crescem 2,5% na comparação anual e atingem maior nível da história

Sequência positiva é a maior desde o período entre fevereiro e setembro de 2022. Na ocasião, o setor de serviços acumulou crescimento de 5,6%. A trajetória positiva atual, por sua vez, resulta em um avanço significativamente menor, de 2,6%.

Variações positivas foram registradas em quatro das atividades pesquisadas. O destaque do mês ficou por conta dos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%), que emplacaram o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2%. O desempenho da atividade foi puxado por empresas que atuam na área de programas de fidelidade e cartões de desconto; atividades jurídicas; e aluguel de máquinas e equipamentos.

Transportes (0,2%), serviços prestados às famílias (1,0%) e outros serviços (0,6%) também cresceram. Por outro lado, informação e comunicação (-0,5%) foi a única atividade em queda, eliminando, integralmente, o ganho de julho (0,5%). Lobo explica que a atividade foi pressionada pela parte de suporte técnico, manutenção e outros serviços de TI, além de exibição e distribuição cinematográfica devido à comparação com julho, mês que concentra as férias escolares.

Apesar do recuo em serviços de informação e comunicação este mês, a atividade de serviços de tecnologia da informação foi a que mais influenciou a alta acumulada de 2,6% em sete meses. Ela traz um aumento de produtividade notável desde o pós-pandemia e segue crescendo de uma forma continuada, renovando o ápice da sua série em agosto.
Rodrigo Lobo, gerente da PMS

O que é a PMS

Pesquisa acompanha o comportamento do setor de serviços no Brasil. A análise é divulgada mensalmente a partir da receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro