4 meses atrás 9

Setor de serviços cresce 1,1% e alcança patamar recorde em outubro

Quatro modais dos transportes registraram taxas positivas. A principal alta foi do ramo aéreo (27,1%). Na sequência, aparecem os segmentos de serviços auxiliares dos transportes e correio (2,6%), terrestre (1,6%) e aquaviário (0,7%);

Transporte de passageiros (8,7%) e de cargas (1,5%) avançam. As altas na comparação com o mês de setembro colocam o segmento em patamar 10,9% acima do período pré-pandemia. Ainda assim, o setor aparece 14,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, atingido em fevereiro de 2014.

Passagens aéreas mais baratas justificam a alta do segmento. Segundo Rodrigo Lobo, gerente da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), "o transporte aéreo exerceu o principal impacto positivo no mês em função da queda observada nos preços das passagens aéreas".

Comparação anual mostra alta de 19,4% do volume de serviços. O desempenho ante outubro do ano passado é o maior registrado desde setembro de 2022 (22,8%). O resultado contou com a contribuição do avanço e 1,5% do transporte de cargas, que apresentou taxas negativas nos cinco meses anteriores.

Volume de serviços cresceu em 22 das 27 unidades da federação. Na série com ajuste sazonal (livre de influências), os principais impactos positivos partiram de São Paulo (1,2%), Rio Grande do Sul (5,1%) e Paraná (2,1%). Por outro lado, o Rio de Janeiro registrou a principal influência negativa (-1,8%).

A queda do volume de serviços no Rio está correlacionada à forte alta verificada no mês de setembro, no segmento de espetáculos teatrais e musicais, em função da realização do Rock in Rio.
Rodrigo Lobo, gerente da PMS

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro