Roteadores antigos podem ser a porta de entrada para ação de cibercriminosos na sua rede. Além de não oferecerem o mesmo desempenho de dispositivos mais modernos, esses aparelhos contêm brechas de segurança em seus firmwares, já que não recebem mais atualizações de proteção e correção de vulnerabilidades por parte das fabricantes. Logo, antes de utilizar um modelo mais velho, é fundamental verificar no site da marca se ele está ultrapassado — ou seja, se já não recebe mais updates.
Um relatório divulgado pelo FBI no início do mês ratificou esse perigo. Segundo a agência de segurança dos Estados Unidos, cibercriminosos estão explorando falhas em dispositivos obsoletos para anonimizar fraudes virtuais. O caso mais recente envolve uma nova variante do malware TheMoon e uma lista restrita a 13 dispositivos, mas a recomendação se estende a todos os dispositivos antigos. A seguir, entenda como o seu roteador pode te colocar em risco e como se proteger.
Entenda por que roteadores antigos podem ser perigosos — Foto: Divulgação/Freepik O FBI compartilhou uma lista com 13 roteadores vulneráveis a ataques de hackers. Por meio de relatório divulgado na última quarta-feira (7), a agência estadunidense destacou que cibercriminosos estão se aproveitando de dispositivos antigos, que já não recebem atualizações de suas fabricantes, para aplicar golpes virtuais.
Relatório do FBI afirma que criminosos estão utilizando roteadores antigos para aplicar crimes virtuais com o IP das vítimas — Foto: Reprodução/Shutterstock Proxies funcionam como intermediários entre a Internet e o dispositivo do usuário. Quando criminosos transformam roteadores antigos em proxies, dificultam o rastreamento por parte das autoridades, pois o endereço IP registrado nas conexões é o do equipamento da vítima — e não o do verdadeiro invasor. Assim, os infratores se aproveitam da falha dos roteadores para cometer crimes virtuais de forma anônima.
Embora esse caso se refira a um grupo restrito de 13 dispositivos, ele alerta sobre os perigos de manter aparelhos ultrapassados – e sem atualizações contra novas ameaças – conectados à Internet. Um exemplo que ilustra essa vulnerabilidade é de 2024, quando um youtuber estadunidense decidiu conectar um PC com Windows XP, um sistema operacional que não é atualizado desde 2014, à Internet. Em poucos minutos e sem baixar nada ou acessar páginas suspeitas, o computador encheu-se de vírus.
Lista dos roteadores proibidos
A lista do FBI é composta por 13 roteadores. Alguns deles, como o Linksys E1200, até podem ser encontrados em sites de varejo online no Brasil. Obviamente, caso você se depare com algum dispositivo da lista, a recomendação é não o comprar ou o utilizar, mas o conselho se estende a qualquer aparelho que não recebe mais atualizações.
A maioria das fabricantes de roteadores, como Asus, D-Link e a própria Linksys, mantém listas em seus sites com dispositivos obsoletos. Antes de comprar um modelo usado, é essencial verificar se ele consta nessas listagens. A seguir, veja os 13 modelos citados no relatório do FBI.
- Linksys E1200
- Linksys E2500
- Cisco Linksys E1000
- Cisco Linksys E4200
- Cisco Linksys E1500
- E300
- Linksys E3200
- Linksys WRT320N
- Cisco Linksys E1550
- Cisco Linksys WRT610N
- E100
- Cisco M10
- Linksys WRT310N
Por que roteadores e outros aparelhos mais antigos apresentam maiores riscos?
A Internet evolui e se atualiza a cada instante. Páginas e ferramentas criadas em 2025, por exemplo, são muito diferentes daquelas elaboradas em 2010. Essa dinâmica também acontece com vírus: periodicamente, novas ameaças chegam à rede e, portanto, as fabricantes precisam oferecer updates aos seus dispositivos para que eles sejam capazes de superá-las.
Todos os roteadores precisam ser atualizados frequentemente para manterem a rede segura — Foto: Divulgação/TP-Link Isso não é válido apenas para roteadores, mas também para sistemas operacionais de computadores e celulares. Atualizações do Android ou do iOS não servem somente para criar novos recursos ou corrigir bugs, elas são, na verdade, importantíssimas para procurar vulnerabilidades nos sistemas e manter os dispositivos seguros.
Com menos frequência, até mesmo smart TVs e caixas de som inteligentes estão sujeitas ao ataque de fraudadores virtuais. Logo, a dica geral é simples: se o seu aparelho é conectado à Internet, atualize-o.
Outros riscos de roteadores
Normalmente, a ação de cibercriminosos em roteadores se aproveita de falhas de segurança em dispositivos antigos e desatualizados, que já não têm mecanismos contra novos métodos de ataque virtual. Contudo, também existem outras alternativas, em que os usuários precisam prestar atenção. Pessoas mal intencionadas podem chegar à sua rede por meio de senhas padrões (como admin ou 12345678) e previsíveis (como nomes próprios ou datas de aniversário), ou por meio de outros aparelhos já infectados, como celulares e computadores.
Mesmo que não represente uma ameaça (e ainda receba atualizações de segurança), você não vai querer comprar um roteador antigo para a sua casa. Isso porque modelos mais novos são compatíveis com tecnologias mais recentes de conexão e, consequentemente, proporcionam uma Internet mais rápida e estável.
A dica principal é não comprar roteadores que já não recebem atualizações. Para isso, você deve consultar o site das fabricantes e procurar pela lista dos dispositivos obsoletos. Por alguma razão, algumas empresas, como a Netgear, não oferecem um documento do nicho, então será preciso consultar fóruns especializados ou outros artigos de terceiros. Felizmente, contudo, a maioria das grandes fabricantes explicitam essa lista de forma bem didática em seus sites.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
13
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro