3 meses atrás 18

Seu TikTok mostra o que não quer ver? Saiba como filtrar conteúdos

O TikTok se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo graças ao seu feed personalizado, que sugere vídeos conforme os interesses de cada usuário. No entanto, nem sempre o algoritmo acerta: conteúdos indesejados podem surgir com frequência, tornando a experiência no app menos agradável. Para evitar esse tipo de situação, a plataforma oferece recursos que permitem ao usuário ajustar o que aparece na aba “Para Você” e ter maior controle sobre a própria navegação. Entre as ferramentas mais úteis está a opção “Não tenho interesse”, que permite sinalizar ao aplicativo quais vídeos não devem mais ser exibidos, ajudando a refinar as próximas recomendações de conteúdo.

 Mariana Saguias/TechTudo Nas linhas a seguir, confira diferentes maneiras de filtrar os conteúdos que você vê no TikTok — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Outra função importante é o bloqueio de contas, ideal para evitar conteúdos repetitivos ou interações indesejadas vindas de perfis específicos. Já o controle de conteúdo sensível atua como um filtro que diminui a exibição de publicações que possam conter linguagem imprópria ou temas delicados. Com esses e outros ajustes disponíveis nativamente, é possível personalizar a experiência na rede social de maneira simples e prática, garantindo um feed mais alinhado com o que você gosta realmente de ver. Nas linhas a seguir, confira sete dicas para filtrar os conteúdos que você consome no TikTok, plataforma disponível para Android e iPhone (iOS).

Seu TikTok mostra o que não quer ver? Saiba como filtrar conteúdos

  • Mexa no ajuste de preferências de conteúdo
  • Use a Ferramenta “Não Interessado”
  • Bloqueie Contas indesejadas
  • Use o Controle de Conteúdo Sensível
  • Faça a Filtragem de Comentários e Interações
  • Silencie ou deixe de seguir contas
  • Acesse as Configurações de Privacidade e Segurança

• Mexa no ajuste de preferências de conteúdo

O TikTok permite que cada usuário personalize o que aparece no feed, ajustando as preferências de conteúdo nas configurações. Nessa seção, é possível filtrar palavras-chave e gerenciar os tópicos de maior relevância para consumo, como artes criativas, moda e beleza, humor e viagem, para o algoritmo dar prioridade a esses assuntos. Vale destacar que todos os ajustes podem ser revisados a qualquer momento, o que é útil quando os interesses mudam ao longo do tempo.

Para acessar, abra o app do TikTok e selecione “Perfil”, na parte inferior da tela. Depois, vá para o menu sanduíche e toque em “Configurações e privacidade”. Na seção “Preferências de conteúdo”, entre em “Filtrar palavras-chave” e “Adicionar palavra-chave”. Depois, insira uma palavra-chave ou hashtag, você ainda pode escolher em quais feeds os termos serão filtrados, como “Para Você”, “Seguindo” e até mesmo “LIVE”.

Ainda em “Configurações e Privacidade”, selecione “Gerenciar tópicos” para definir os assuntos de seu interesse. Com a opção, o TikTok será “educado” de forma mais rápida, indicando conteúdos que tenham a ver com você, sem a necessidade de esperar que o algoritmo entenda o que você quer. Para isso, a plataforma apresenta diferentes temas, bastando usar a “régua” do aplicativo para definir o nível de relevância diante da sua perspectiva; vale destacar que a ferramenta também funciona para indicar aquilo que você não quer ver (ou que quer ver pouco).

 Reprodução/Mariana Tralback TikTok permite que usuários filtrem palavras-chave, impedindo que conteúdos relacionados ao termo sejam exibidos — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Use a Ferramenta “Não Interessado”

Um dos recursos mais práticos para “ensinar” o algoritmo do TikTok é o botão “Não tenho interesse”. Sempre que aparecer um vídeo fora do que você gostaria de ver, basta pressionar a tela por alguns segundos e selecionar a opção, representada por um coração partido. Essa ação informa à plataforma que aquele tipo de conteúdo é irrelevante para o usuário e, com o tempo, o aplicativo tende a mostrar cada vez menos postagens semelhantes. Ainda é possível “personalizar” a escolha, definindo se você deseja ver menos publicações do mesmo criador, com o mesmo som ou hashtag. O hábito de sinalizar os vídeos ajuda a manter o feed mais limpo e personalizado, de acordo com suas preferências de conteúdo.

 Reprodução/Mariana Tralback Ao sinalizar uma publicação com a opção “Não tenho interesse”, TikTok exibirá conteúdos semelhantes com menos frequência — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Bloqueie Contas indesejadas

Se uma conta específica insiste em aparecer no feed com vídeos indesejados, o bloqueio é uma forma eficiente de resolver o problema. Ao realizar a ação, os conteúdos daquele perfil deixarão de ser exibidos e o usuário não poderá enviar mensagens ou interagir com você de nenhuma forma. É uma solução definitiva para casos de perfis que publicam materiais repetitivos, ofensivos ou simplesmente fora da sua área de interesse. Vale destacar que o bloqueio pode ser desfeito a qualquer momento, caso você deseje reverter a decisão. Para bloquear alguém, acesse essa conta no TikTok e toque no ícone de seta, localizado na parte superior direita da tela. Depois, selecione “Bloquear” e confirme o procedimento tocando em “Bloquear” novamente.

 Reprodução/Mariana Tralback Bloqueio de uma conta impede que os conteúdos daquele perfil sejam mostrados para você; interações também são interrompidas — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Use o Controle de Conteúdo Sensível

O TikTok possui um filtro próprio para limitar a exibição de vídeos considerados delicados. Essa ferramenta restringe a aparição de publicações que contenham linguagem imprópria, imagens fortes ou outros elementos que possam causar desconforto ao usuário. O recurso pode ser ativado nas configurações de privacidade e segurança e funciona como uma camada extra de proteção, especialmente útil para quem prefere uma navegação mais leve ou para responsáveis que querem monitorar a experiência de crianças e adolescentes na plataforma.

Para acessar, abra o aplicativo e toque em “Perfil”. Depois, selecione o menu sanduíche e “Configurações e privacidade”. Toque em “Preferências de conteúdo” e “Modo restrito”. Por fim, selecione o botão “Ativar”. A plataforma indica que, se você encontrar algo desconfortável mesmo estando no Modo Restrito, o ideal é denunciar o conteúdo para aperfeiçoar o filtro.

 Reprodução/Mariana Tralback Ativação do Modo Restrito limita a exibição de publicações com linguagem imprópria, imagens fortes e outros elementos desconfortáveis — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Faça a Filtragem de Comentários e Interações

Além de controlar o que aparece no feed, o TikTok também permite cuidar da “parte social” do aplicativo. É possível criar uma lista de palavras-chave proibidas, impedindo que comentários com esses termos sejam exibidos nos seus vídeos, por exemplo. Isso evita a exposição a mensagens ofensivas ou que tragam assuntos indesejados. Também é possível selecionar quem pode deixar comentários nas suas publicações, como qualquer pessoa, seus seguidores ou até mesmo ninguém. Ademais, a plataforma permite que você defina quem pode te mencionar e enviar mensagens privadas.

Para definir tais configurações, acesse seu perfil na rede social, selecione o menu sanduíche e entre em “Configurações e privacidade”. Em “Privacidade”, toque nas opções que você deseja alterar, como “Comentários”, “Menções” ou “Mensagens”.

 Reprodução/Mariana Tralback Usuários do TikTok podem filtrar comentários indesejados, definindo palavras-chave que não devem aparecer nas mensagens — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Silencie ou deixe de seguir contas

Quando uma conta te incomoda no TikTok, nem sempre é necessário recorrer a uma ação radical como o bloqueio. Quando o incômodo é menor, o usuário pode optar por silenciar ou somente deixar de seguir determinados perfis. Assim, os vídeos deixam de aparecer com frequência no feed, mas ainda é possível visitar as páginas manualmente quando desejar e elas ainda poderão aparecer no “Para Você” em algumas ocasiões.

Essa função é indicada para situações em que você não quer cortar completamente o “contato”, mas prefere evitar a exposição constante a determinados conteúdos. Para silenciar uma conta, acesse o perfil e toque na seta localizada no canto superior direito da tela. Depois, toque em “Silenciar suas atualizações”. Para deixar de seguir, por sua vez, abra o perfil desejado e toque no ícone de “Configurações” (localizado ao lado de “Mensagem”). Em seguida, aperte “Deixar de seguir”.

 Reprodução/Mariana Tralback Silenciar ou deixar de seguir uma conta são alternativas menos radicais que o bloqueio — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

• Acesse as Configurações de Privacidade e Segurança

Os ajustes de Privacidade e Segurança são fundamentais para controlar quem pode interagir com seu perfil e os conteúdos que você visualiza. Nas configurações, é possível definir se a conta será pública ou privada, escolher as notificações a serem exibidas, gerenciar anúncios, e acessar outras configurações. Também há ferramentas que ajudam a proteger contra interações indesejadas, reduzindo a chance de receber convites ou notificações de desconhecidos.

Essas medidas tornam a plataforma mais segura e ajudam a garantir que a experiência seja agradável. Para encontrar tais ajustes, acesse seu perfil no aplicativo e toque no menu sanduíche. Em seguida, selecione “Configurações e privacidade”.

 Reprodução/Mariana Tralback Configurações de Privacidade e Segurança são importantes para controlar os conteúdos que você visualiza, além de escolher quem pode interagir com você no app — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Com informações de TikTok

Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro