5 dias atrás 3

Shutdown chega ao 36º dia e se torna o mais longo dos Estados Unidos

Retorno de Donald Trump da Ásia pode ampliar chances de acordo. Para senadores do governo, a presença do presidente americano após retornar da viagem à Ásia amplia as chances de um acordo.

Impasse envolve liberação de recursos para programas sociais. Os congressistas da oposição endureceram as negociações para pressionar o governo Trump a incluir no Orçamento verbas para os programas sociais, em especial para a área da saúde.

Batalha no Congresso já provoca reflexos no Poder Judiciário. Na última sexta-feira, um juiz federal determinou que o governo forneça fundos de emergência para financiar um programa de alimentação ameaçado pelo shutdown.

Departamento de Agricultura deverá utilizar fundos de contingência de US$ 5 bilhões para seguir pagando os benefícios. Na semana anterior, o governo havia informado que a distribuição da ajuda alimentar federal seria interrompida a partir de 1º de novembro, afetando programas de assistência que garantem alimentação básica a milhões de americanos.

Antes, Justiça havia determinado retorno dos servidores demitidos. No começo da semana passada, a juíza federal Susan Illston, de San Francisco, havia determinado a suspensão de 4 mil demissões em agências federais por entender que medidas poderiam não ser revertidas. Há cerca de um milhão de funcionários afastados sem receber pagamentos.

Atrasos e cancelamentos de voos seguem impactando aeroportos. Com cerca de 13 mil controladores de voos sem receber salários, as ausências cresceram nos terminais dos Estados Unidos, atrasando e suspendendo decolagens. No último domingo, até o começo da noite, mais de 5 mil voos partiram com atraso e outros 557 foram cancelados.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro