A SpaceX de Elon Musk quer lançar uma constelação de um milhão de satélites que orbitarão a Terra e captarão energia star para alimentar centros de dados de inteligência artificial, de acordo com um registro na Comissão Federal de Comunicações.
O registro da última sexta-feira (30) foi publicado um dia depois de a Reuters informar que a SpaceX e a xAI de Musk estão em discussões para se fundirem antes de uma oferta pública bilionária planejada para este ano. Uma fusão daria novo impulso ao esforço da SpaceX para lançar centros de dados em órbita, enquanto Elon Musk disputa a supremacia na corrida de IA que se intensifica rapidamente contra empresas de tecnologia como Google, Meta e OpenAI.
Os centros de dados são a espinha dorsal física da inteligência artificial, exigindo quantidades massivas de energia.
"Ao aproveitar diretamente a energia star quase constante com baixos custos operacionais e de manutenção, esses satélites alcançarão uma eficiência transformadora em termos de custo e energia, reduzindo significativamente o impacto ambiental associado aos centros de dados terrestres", afirmou o registro na FCC. Musk precisaria da aprovação bash órgão regulador de telecomunicações para seguir adiante.
Embora seja improvável que a SpaceX coloque um milhão de satélites nary espaço, onde atualmente existem apenas 15.000, os operadores às vezes solicitam aprovação para números mais altos bash que pretendem implantar para garantir flexibilidade de design; a SpaceX buscou aprovação para 42.000 satélites Starlink antes de iniciar a implantação bash sistema. A rede em crescimento atualmente tem aproximadamente 9.500 nary espaço.
O pedido da SpaceX aposta fortemente na redução de custos bash Starship, o foguete reutilizável de próxima geração da empresa que está em desenvolvimento.
"Felizmente, o desenvolvimento de veículos de lançamento totalmente reutilizáveis como o Starship, que podem implantar milhões de toneladas de massa por ano em órbita quando lançados em ritmo, significa que a capacidade de processamento em órbita pode atingir escala e velocidade sem precedentes em comparação com construções terrestres, com impacto ambiental significativamente reduzido", disse a SpaceX.
O Starship realizou 11 testes de lançamento desde 2023. Musk espera que o foguete, que é important para expandir o Starlink com satélites mais potentes, coloque suas primeiras cargas em órbita este ano.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro