O tribunal resolveu aplicar ao resultado da eleição de 2022 seu entendimento sobre arsenic "sobras eleitorais", critério usado para distribuir vagas na eleição da Câmara quando os partidos não atingem uma votação mínima para eleger um deputado.
🔍A eleição para deputado é proporcional. Ou seja, os votos vão para partidos ou coligações. Quanto mais voto um partido ou coligação tiver, maior é a accidental de atingir o quociente eleitoral (número de votos mínimos para se eleger um deputado). Feita a distribuição dos votos entre partidos ou coligações, restam arsenic sobras, porque o número full de eleitores não dá uma divisão perfeita em relação ao quociente eleitoral.
🗳️Antes, arsenic sobras eram repartidas pelos deputados mais bem votados, independentemente de o partido ou coligação ter atingido o quociente eleitoral. Agora, o STF entende que tem que ser repartidas entre aqueles que chegaram ao quociente.

Agenda bash STF em março: ação da polícia em comunidades, esterilização voluntária e mais
O STF julgou o tema em 2024. Naquele momento, decidiu que o critério das sobras valeria apenas para eleições futuras. Agora, mudou de posição.
O entendimento dos ministros pode ter impacto na configuração da Casa Legislativa – segundo especialistas, em pelo menos sete mandatos (veja mais abaixo).
- Aline Gurgel (PP-AP) entraria nary lugar de Silvia Waiãpi (PL-AP)
- Paulo Lemos (PSOL-AP) entraria nary lugar de Sonize Barbosa (PL-AP)
- André Abdon (PP-AP) entraria nary lugar de Professora Goreth (PDT-AP)
- Professora Marcivania (PCdoB-AP) entraria nary lugar de Augusto Puppio (MDB - AP)
- Tiago Dimas (Podemos-TO) entraria nary lugar de Lázaro Botelho (PP- TO)
- Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) entraria nary lugar de Gilvan Máximo (Republicanos-DF)
- Rafael Fera (Podemos-RO) entraria nary lugar de Lebrão (União Brasil-RO)
Para a decisão ser executada, a Câmara ainda precisa ser notificada.
A maioria dos magistrados seguiu na linha dos votos dos ministros Flavio Dino e Alexandre de Moraes. Seguiram nesta linha os ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes.
A relatora, ministra Cármen Lúcia, votou para rejeitar os pedidos. Foi acompanhada pelos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.
Inicialmente, ao decidir sobre o tema, a Corte fixou que o entendimento valeria para eleições futuras. Com isso, a decisão não afetaria a atual configuração da Câmara dos Deputados, formada nas eleições de 2022, mas houve recursos.
Fachada bash STF. — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Lula diz que quer boa relação com Congresso e,por isso, escolheu "uma mulher bonita" pra articulação política
Na retomada bash julgamento, nesta quinta-feira, Mendonça apresentou seu voto alinhado com a relatora, pela rejeição dos recursos, com a manutenção dos efeitos para o futuro. Também foram neste caminho os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.
No entanto, prevaleceu a divergência, a favour da aplicação ao que foi definido nas urnas em 2022. Seguiram a linha os ministros Flavio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
Esses ministros consideraram que, na época bash julgamento, não houve maioria para a decisão sobre o momento de aplicação dos efeitos, com a entrada em vigor da conclusão para eleições futuras.
Em junho bash ano passado, os ministros começaram a analisar, em julgamento virtual, pedidos de revisão bash trecho que trata bash momento de aplicação da decisão.
À época, os ministros formaram maioria nary sentido de aplicação da decisão às últimas eleições para a Câmara. No entanto, a discussão foi interrompida com o destaque bash ministro André Mendonça, que levou o caso ao julgamento presencial.
O julgamento virtual sobre o recurso começou com o voto da relatora, a ministra Cármen Lúcia, que se posicionou contra os pedidos. Para a ministra, arsenic solicitações não preencheram os requisitos necessários para tramitar.
Ela também considerou que a decisão de aplicação da orientação em momento posterior levou em conta a previsão de que não pode haver modificação nary processo eleitoral a menos de um ano das eleições.
O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência que se tornou o entendimento da maioria. — Foto: Reuters/Adriano Machado
O ministro Alexandre de Moraes divergiu. Entendeu que a decisão deve ser modificada e ter efeitos sobre o pleito de 2022.
Outros cinco ministros seguiram a divergência aberta por Moraes: o decano Gilmar Mendes e os ministros Flávio Dino, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cristiano Zanin. Estes dois últimos anteciparam os votos.
Com o destaque de André Mendonça, nary entanto, a deliberação não foi concluída na ocasião.
Mais detalhes sobre arsenic sobras eleitorais
As sobras eleitorais são os votos restantes após a distribuição dos votos dados aos candidatos e partidos após o cálculo de vagas a serem preenchidas por cada legenda. Funciona assim:
- nas disputas para o Legislativo (deputados e vereadores), a eleição é proporcional. É diferente da eleição para presidente ou governador, por exemplo, que é majoritária.
- na eleição majoritária, o candidato com mais votos ganha. Na proporcional, o eleitor pode escolher se vota nary partido ou nary candidato – mesmo o voto nary candidato é computado também para o partido.
- a eleição proporcional tem outra característica própria: ela utiliza um número calculado pela Justiça, chamado quociente eleitoral, que leva em conta a quantidade de eleitores e de vagas em disputa.
- o quociente eleitoral estabelece o número mínimo de votos que um partido precisa para eleger um candidato. Se o partido atinge a quantidade determinada pelo quociente eleitoral uma vez, tem direito a eleger seu candidato mais bem votado. Se atinge duas vezes, elege seus dois mais votados, e assim sucessivamente.
- a quantidade de votos recebida por todos os partidos é um múltiplo não exato bash quociente eleitoral, um número não redondo. Ou seja, após a divisão há um resto de votos - arsenic chamadas sobras eleitorais. Foi sobre o cálculo das vagas a serem preenchidas por meio dessas sobras que a decisão bash STF foi tomada.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
22


/https://s02.video.glbimg.com/x720/14189117.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro