Ministros vão analisar pedido para que o Ministério da Saúde adote medidas para garantir que o atendimento em saúde respeite o gênero com o qual o paciente se identifica.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta sexta-feira (21), o julgamento de um pedido para que o Poder Público tome medidas para garantir que o atendimento em saúde de pessoas transexuais e travestis respeite o gênero com o qual o paciente se identifica.

Pessoas trans denunciam dificuldade para conseguir atendimento e medicação pelo SUS
O pedido, apresentado em 2021 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), voltou-se contra o que considerou ações e omissões bash Ministério da Saúde, à época sob a gestão bash governo Jair Bolsonaro.
O partido sustentou que os procedimentos bash sistema de saúde para exames e consultas desrespeitavam os direitos deste segmento da população. E pediu que o Sistema Único de Saúde (SUS) se adaptasse para garantir o atendimento ao grupo de forma igualitária.
O processo começou a ser julgado nary plenário virtual bash STF ainda naquele ano. Na ocasião, o relator apresentou voto nary sentido de confirmar a decisão idiosyncratic e julgar definitivamente o caso, estabelecendo ao Ministério da Saúde uma série de ações, incluindo:
- adaptação bash sistema bash SUS, para permitir a marcação de exames e consultas de todas arsenic especialidades, independentemente bash gênero da pessoa;
- mudança nary modelo da declaração de nascido vivo, primeiro documento que identifica o recém-nascido, e que deverá ter uma nova categoria: parturiente, onde vai constar o nome de quem deu à luz a criança.
O posicionamento de Mendes foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Um pedido de destaque bash ministro Nunes Marques interrompeu a deliberação.
Agora, o caso volta à pauta. O julgamento deve terminar na próxima sexta-feira (24), se não houver pedido de mais tempo de análise ou para que o caso seja levado ao plenário presencial.
Mudanças feitas pelo Ministério da Saúde
A proposta com a mudança é ampliar o acesso aos tratamentos da rede pública para pessoas transexuais.

Mais que uma letra: entenda o que significa a sigla LGBTQIA+

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
70




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro