Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, está sendo julgado junto a outros sete réus, apontados como os principais integrantes da suposta organização que tentou aplicar o golpe. A sentença deve sair até esta sexta-feira (12).
Agência Reuters repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/Reuters
A agência de notícias Reuters afirmou que Bolsonaro está sendo julgado por planejar um golpe para permanecer no poder após perder a eleição de 2022.
The Guardian repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/ The Guardian
O The Guardian afirmou que o placar alcançado no STF deve fazer com que Bolsonaro enfrente uma sentença de décadas por "liderar a conspiração criminosa" para um golpe.
O jornal britânico também destacou o voto divergente do ministro Luiz Fux, que defendeu a absolvição de Bolsonaro ao alegar não haver provas de que o ex-presidente tivesse participado de um complô para um golpe.
The Washignton Post repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/The Washington Post
O Washigton Post relembrou que ainda falta o voto do ministro Cristiano Zanin para que o julgamento de Bolsonaro seja concluído no STF.
A reportagem diz ainda que Bolsonaro deve enfrentar uma longa pena de prisão, mas que os advogados do ex-presidente já indicaram que devem recorrer da decisão.
O Wall Street Journal disse que a condenação de Bolsonaro deve inflamar a "disputa" entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Lula.
A reportagem relembrou que Trump aplicou tarifas de 50% contra o Brasil por causa do que classificou como "caça às bruxas" contra Bolsonaro.
Bloomberg repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/ Bloomberg
A agência Bloomberg destacou que Bolsonaro se tornou o primeiro ex-presidente do Brasil a ser condenado por uma tentativa de golpe. A reportagem afirma que Bolsonaro vem acusando o STF de perseguição política.
"Ao final do julgamento, a defesa de Bolsonaro poderá apresentar embargos de declaração à mesma turma, caso considere que a decisão contém omissões, contradições, ambiguidades ou erros de grafia", diz a reportagem.
A Bloomberg também citou um projeto de lei de anistia "que proteja Bolsonaro" que pode entrar na pauta do Congresso Nacional. No entanto, a agência lembra que, apesar de a Câmara ter sinalizado disposição em votar a proposta, o Senado demonstrou pouco apoio.
El País repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/ El País
O El País disse que o Brasil deu "um passo importante contra a impunidade" ao condenar o ex-presidente Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. A reportagem também citou a pressão internacional sobre a corte.
Ainda segundo o jornal, o julgamento é o mais significativo do Brasil nos últimos anos. O El País destacou ainda que o voto decisivo foi dado pela única mulher do STF.
BBC repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/BBC
A BBC explicou que a maioria para condenação foi formada após três dos cinco juízes da Primeira Turma do STF terem considerado Bolsonaro culpado de liderar uma conspiração para mantê-lo no poder após as eleições de 2022.
A emissora britânica destacou ainda que, até o momento, houve apenas um único voto divergente na Corte sobre a trama golpista.
Clarín repercute a formação de maioria no STF para condenação de Bolsonaro. — Foto: Reprodução/Clarín
O argentino Clarín afirmou que o STF já tem os votos necessários para condenar Bolsonaro. O jornal também classificou o julgamento como "histórico" e disse que o ex-presidente pode pegar até 40 anos de prisão.
O Clarín afirmou ainda que Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto e que resolveu não participar das sessões de julgamento por problemas de saúde.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
9
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/K/jwlgpWRCOzq9FYZecd8w/g48iionxuaaf1sv.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/u/TzP2TgTlGBIq7SKLRLrw/2025-11-05t043819z-524087454-rc24qha8x5p3-rtrmadp-3-usa-election-new-york-mayor.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro