1 ano atrás 76

STF tem maioria para manter Zambelli ré por episódio com arma

STF tem maioria para manter Zambelli ré por episódio com arma STF tem maioria para manter Zambelli ré por episódio com arma

Com 7 votos, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta 5ª feira (23.nov.2023) para rejeitar o recurso apresentado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra a decisão que a tornou ré pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Na 6ª feira (17.nov), o relator, ministro Gilmar Mendes, negou todos os pedidos da defesa. Os embargos de declaração da parte alegavam que o STF não tem competência para julgar o caso, pois o fato apurado não teria relação com seu cargo como deputada. Ela também pediu que a acusação fosse parcialmente rejeitada por ter porte de arma de fogo.

Os ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, André Mendonça e a ministra Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator. O julgamento segue em plenário virtual até a 6ª feira (24nov). Caso a acusação seja mantida, Zambelli será julgada pelo Supremo.

Em 20 de agosto, a Corte aceitou uma denúncia apresentada pela PGR contra a deputada depois do episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do 2º turno das eleições de 2022. A perseguição começou depois que Zambelli e Luan trocaram provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Assista (53s):

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro