9 meses atrás 20

Sua webcam sabe o que você fez no verão passado; saiba como se proteger

Foto: Reprodução/Pexels (Yan Krukau)

Sua webcam sabe o que você fez no verão passado; saiba como se proteger

Foto: Reprodução/Pexels (Matheus Bertelli)

Sua webcam pode estar mais atenta do que você imagina! Quer evitar que ela saiba mais do que deveria? Vem conferir 6 dicas de privacidade para manter o controle e garantir que ninguém te espione sem querer.

Foto: Foto/Divulgação: Amazon.

1. Use um protetor de webcam

Mesmo com acesso não autorizado, a capa bloqueia a câmera. Alguns dispositivos já vêm com capa integrada, mas você também pode comprar um modelo deslizante ou usar alternativas como papel ou fita até adquirir um protetor.

Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

2. Desconecte ou desabilite a webcam

Desconectar a webcam externa ou desativar a integrada quando não estiver em uso ajuda a evitar que hackers acessem sua câmera. Basta reconectar ou reabilitar a webcam quando precisar usá-la novamente.

Foto: Waldemar/Unsplash

3. Não autorizar acessos suspeitos

Para evitar ataques de malware ou apps maliciosos, bloqueie o acesso à webcam de sites e aplicativos suspeitos. Revise as permissões do sistema e só permita o acesso a serviços confiáveis.

Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Use planos de fundo

Verifique sempre o que está visível antes de entrar em uma reunião para evitar expor informações pessoais e sensíveis. Se necessário, use ferramentas para desfocar ou trocar o plano de fundo nas plataformas de videoconferência.

Foto: Reprodução/Barbara Mannara

5. Atualize os drivers da webcam

Manter os drivers da webcam atualizados evita que hackers explorem vulnerabilidades e acessem sua câmera. Sistemas operacionais costumam isso automaticamente, mas se usar uma webcam externa, verifique no site do fabricante.

Foto: Reprodução/Freepik

6. Verifique se há sinais de invasão de web

Fique atento a sinais de invasão, como a luz da webcam acendendo sem motivo ou fotos e vídeos desconhecidos no dispositivo. Se suspeitar de uma invasão, verifique os registros de atividade da câmera para identificar acessos não autorizados.

Foto: Divulgação/Freepik (stockking)

DeepSeek: site falso da IA é usado para espalhar vírus; saiba se proteger

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro