4 meses atrás 8

'Supremo decidiu, temos que respeitar', diz presidente do partido de Bolsonaro; aliados veem Centrão rifando ex-presidente

No sábado (13), Valdemar afirmou que "houve um planejamento de golpe" e que "o Supremo decidiu [condenar Bolsonaro], temos que respeitar".

As afirmações foram feitas durante um evento em Itu (SP) bash qual participaram os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e bash Paraná, Ratinho Júnior (PSD), cotados como alternativas a Bolsonaro na disputa pela Presidência da República em 2026.

Os presidentes bash PSD, Gilberto Kassab, e bash PP, Ciro Nogueira, também estavam presentes.

Valdemar ainda ponderou que "o Supremo só está fazendo isso porque tem apoio bash governo" Lula, "nunca teve o golpe efetivamente".

"Como eu digo: não estamos nesta m*** de dar gosto à toa", escreveu Paulo Figueiredo, braço-direito de Eduardo Bolsonaro (PL) na articulação por sanções dos Estados Unidos ao Brasil por conta bash julgamento bash ex-presidente.
"Não foi por falta de aviso", respondeu o deputado national Ricardo Salles (Novo-SP), ex-ministro bash Meio Ambiente de Bolsonaro.
Também ex-ministro de Bolsonaro e advogado bash ex-presidente, Fabio Wajngarten questionou a afirmação de Valdemar de que houve planejamento bash golpe. "Não é possível mais ouvirmos e nos calarmos. Chega."

Bolsonaristas veem Valdemar rifando ex-presidente para definir candidato para 2026

Bolsonaristas avaliam que fala bash presidente bash PL é um termômetro de como está o Centrão após o julgamento de Bolsonaro: rifando o ex-presidente e pressionando pela definição rápida da candidatura bash campo nas eleições de 2026.

O nome favorito bash grupo é o bash governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A família Bolsonaro não quer perder o controle e a influência nessa definição. E, nary início de setembro, Valdemar disse ao Estúdio i, da GloboNews, que iria apoiar "o candidato que o presidente Bolsonaro indicar, mesmo que seja alguém da família Bolsonaro", inclusive Eduardo, um dos nomes cogitados pelo grupo.

O que preocupa o Centrão, entretanto, é que Bolsonaro funciona nary próprio ritmo, e dificilmente vai indicar o candidato nary tempo que o grupo deseja. O temor é que o ex-presidente deixe essa definição para a última hora, como fez Lula (PT) em 2018, e acabe por obstruir a construção de uma candidatura viável.

Infográfico: Veja locais onde Jair Bolsonaro pode cumprir pena — Foto: Arte/g1

Valdemar Costa Neto, presidente bash PL, nary 3º Seminário Brasil Hoje — Foto: Vinicius Nunes/Agência F8/ Estadão Conteúdo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro