6 meses atrás 8

'Tarifaço' de Trump pode ter efeito positivo para o bolso do brasileiro

Efeitos das tarifas para os consumidores brasileiros serão indiretos. "No curto prazo, o brasileiro não deve sentir um aumento de preços por causa dessa medida, porque ela não recai nas importações que chegam ao nosso país", afirma Meireles. "Diretamente, o preço pago aqui não aumenta", complementa Gilberto Braga, professor do Ibmec.

Cenário abre caminho para reduzir ritmo da inflação brasileira. A avaliação dos economistas considera que a busca dos exportadores por outros mercados tende a estimular a distribuição dos produtos no território nacional. "Existe a possibilidade de um aumento de oferta local dessas categorias sobretaxadas pelas medidas de reciprocidade e até do preço final baixar para o brasileiro", estima Braga.

Maior oferta global é outro ponto positivo contra o aumento dos preços. Outro ponto favorável para limitar a inflação brasileira passa pela maior disponibilidade global de diversos produtos taxados pelos Estados Unidos. Tal efeito será originado pela preferência nacional para fugir das elevadas tarifas. "Os mercados europeu e asiático vão olhar para o Brasil e pensar: 'já que o meu produto vai aumentar 30%, 40% se eu mandar para os Estados Unidos, eu vou mandar para o Brasil'", pondera Isoppo.

Teremos um aumento da oferta local, com a diminuição da exportação, e um aumento da oferta internacional, com o redirecionamento de produtos importados que iriam para o mercado americano e podem vir para o Brasil. Isso ajuda na inflação.
Erick Isoppo, especialista em comércio exterior

Alerta sobre o "tarifaço" de Trump já foi avaliado pelo BC. Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), os diretores da autoridade monetária destacam o ambiente "desafiador" diante da "incerteza" a respeito da política comercial dos Estados Unidos e seus efeitos.

Esse contexto tem gerado ainda mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed e acerca do ritmo de crescimento nos demais países.
Ata da 269ª reunião do Copom

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro