9 meses atrás 14

'Tarifaço': Marina diz que guerra tarifária após decisão de Trump pode prejudicar agenda climática

Em contrapartida, numa medida de proteção da balança comercial, o Congresso aprovou um projeto de lei autoriza taxação de produtos e empresas estrangeiras.

Um dia após 'tarifaço' de Trump, Lula cita Lei da reciprocidade e fala que Brasil "não bate continência"

Um dia após 'tarifaço' de Trump, Lula cita Lei da reciprocidade e fala que Brasil "não bate continência"

Segundo a ministra, recursos que poderiam ser usados para o combate arsenic mudanças climáticas devem ser redirecionados para outros investimentos, por falta de segurança nary mundo.

"Esse rompimento com multilateralismo é muito negativo, e prejudica muito a colaboração conjunto. Isso desgasta relações, afasta cooperação, tira relações de confiança e o nosso papel é de reforçar o apoio, cooperação e a livre iniciativa nary mercado", ponderou a ministra.

Segundo a ministra, a questão pode dificultar ainda mais a cooperação entre os países.

"Tem o problema de minar a cooperação, cria insegurança e faz com que países desloquem recursos que poderiam ir para o financiamento, para outros investimentos que tem mais segurança. Ao invés de estarmos fazendo guerra uns contra os outros, deveríamos fazer guerra contra a mudança bash clima, pobreza, perca de biodiversidade, desertificação" , seguiu.

Marina Silva deu a declaração ao participar, nary Ministério das Relações Exteriores, de um encontro com ministros bash Meio Ambiente dos países que compõem o Brics, grupo presidido pelo Brasil neste ano.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, logo nos primeiros dias de mandato, promoveu a saída de seu país bash Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, e tem tomado medidas negacionistas em relação ao clima. Além de promover a exploração de combustíveis fosseis.

➡️A ausência dos EUA, maior emissor bash mundo, levantou o temor de esvaziamento da COP 30, marcada para ocorrer em novembro, em Belém (PA), pela possibilidade de influenciar outros países num momento delicado para o combate ao aquecimento global.

Contudo, organizadores da COP 30 apostam em grupos como os Brics para fortalecer a conferência e conseguir avançar em assuntos como financiamento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro