Desde o tarifaço anunciado por Trump, em 2 de abril, o petróleo tipo Brent — que é a referência da Petrobras para a definição dos preços que pratica — já caiu 15,5% e fechou ontem a US$ 63,33 o barril. "[A inflação] Vai voltar para dentro da meta rapidamente. O cenário de política monetária é bem benigno para o Brasil. Isso é bom", diz o assessor de Haddad.
A mesma fonte graduada da Fazenda pondera que ainda é preciso ver qual é a intensidade da deterioração econômica e, principalmente, como o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) vai reagir. Se os juros caírem por lá, abre-se uma janela para o Copom (Comitê de Política Monetária do BC brasileiro) reduzir a taxa por aqui.
"Nosso cenário base é um acordo entre China, Estados Unidos e União Europeia. Mas isso não vai evitar uma recessão ou desaceleração econômica bem forte para o ano no mercado global. Está meio contratado. A não ser que recue totalmente [das tarifas]. Será cenário de menos comércio. Todo mundo parou investimentos. Todo mundo está avaliando o que vai acontecer", afirma.
O assessor admitiu que os secretários do Ministério da Fazenda ainda não se sentaram para discutir o impacto da desaceleração global na projeção de crescimento do Brasil para este ano. A estimativa, por enquanto, se mantém em 2,3%. "Precisa estabilizar. Talvez caia um pouco mais, mas nada drástico", diz.
Na avaliação dele, a China precisará de um pacote de estímulo fiscal doméstico. As exportações agrícolas do Brasil para o país asiático devem aumentar e substituir a soja e a proteína animal atualmente importada pelos chineses dos americanos. "A única certeza é que ninguém sabe o que está acontecendo e para onde vai. As coisas podem mudar rapidamente para um lado ou pro outro", conclui.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
13



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/l/6/Fz3xACQMACyj7b2XqVCQ/a-senadora-teresa-leitao-pt-pe-relatou-o-projeto-no-senado-e-diverge-da-acao-apresentada-pelas-entidades.-valdemir-barreto-agencia-senado-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro